Estratégia Empresarial

A linha de pesquisa em Estratégia Empresarial tem como objetivo desenvolver pesquisas acadêmicas, com rigor metodológico e, que contribuam para o avanço do conhecimento científico em Estratégia. A pesquisa deve orbitar em torno dos seguintes eixos: Desempenho e Desenvolvimento Organizacional, Internacionalização de Empresas, Inovação e Empreendedorismo.

Saiba mais sobre essa Linha assistindo ao vídeo.

Caso não esteja visualizando o vídeo, clique aqui.
 

 A seguir alguns exemplos de questões gerais que buscamos responder.

• Estratégia e Análise Organizacional

O objetivo básico do grupo de pesquisa é estudar a configuração estratégica das organizações por meio do contexto, da governança; da agência e suas relações; das capacidades e criação de valor econômico e social. Busca descrever quais são as causas e as consequências para a sustentabilidade relacionadas à configuração nas perspectivas do conteúdo e do processo estratégico. Os estudos buscam a caracterização das práticas, atividades, combinações, mudanças, contradições e capacidades ali presentes. Diferentes epistemologias e métodos com análise quantitativa e qualitativa em diferentes níveis de análise são utilizadas em grandes, médias e pequenas organizações.

• Internacionalização de Empresas

Como ocorre, o que motiva e quais as consequências do processo de internacionalização de empresas de países emergentes? Quais as características e implicações estratégicas da gestão de empresas internacionais?

• Empreendedorismo e Inovação

Quais elementos impactam, e como, a inovação nas organizações? Por que, o que motiva, e como ocorre o processo empreendedor?

A pesquisa pode se desenvolver em um eixo ou transversalmente. Por exemplo, estudos sobre gestão de competências, pesquisas sobre processos de gestão estratégica, e relação entre inovação e resultados podem ser desenvolvidos no contexto de um ou mais eixos.

Integrantes da Linha, docentes ou discentes, são encorajados a propor novas questões de investigação, que representem pesquisa de ponta na área de estratégia. Espera-se que a produção científica da linha sirva de base para programas de ensino e formação de gestores e contribuam com novas perspectivas de estudo e mudança na gestão estratégica das organizações.

Atividades da Linha

A produção científica ocorre principalmente no contexto de projetos de pesquisa que abrigam um ou mais pesquisadores da FGV-EAESP ou convidados externos. No âmbito dos projetos, os integrantes – professores, doutorandos, mestrandos, e bolsistas de iniciação científica – trabalham de forma integrada no desenvolvimento do projeto de suas teses e dissertações.

Alguns desses projetos atualmente em desenvolvimento são:
• O Ensino do Empreendedorismo sob a Ótica do Effectuation
• Pesquisa sobre Mulheres Empreendedoras
• Governança, agencia, práticas estratégicas e criação de valor
• Gestão Empresarial para Internacionalização das Empresas Brasileiras

• Processos de Internacionalização de Empresas Brasileiras

Disciplinas oferecidas pela linha
• Estratégia Empresarial
• Tópicos Avançados de Estratégia Empresarial (Estratégia e Processos Organizacionais)
• Seminário de Pesquisa - Estratégia Empresarial

• Estratégia Internacional da Empresa

Membros do Núcleo de Docentes Permanentes Atuais 

(clique no nome do professor para acessar o respectivo CV Lattes)

Profa. Maria Tereza Leme Fleury (líder)

Prof. Sérgio Bulgacov

 

Prof. Rodrigo Bandeira de Mello

 

Visite também a página dos professores no site do GVPesquisa e conheça mais sobre suas produções.

 

Portal FGVENG

Escolas FGV

Acompanhe na rede