Finanças

A Linha de Pesquisa em Finanças da FGV/EAESP já formou quase 300 pesquisadores (entre Mestres e Doutores), os quais têm ocupado funções de destaque na academia, no governo e na indústria. Durante o curso, os alunos da Linha invariavelmente realizam estágios em conceituadas instituições no exterior, entre elas: University of Cambridge, University California, University of Texas, University of Colorado, University of Lancaster, University of New York, Instituto de Empresa (IE) de Madrid, e Stanford University. A Linha de Finanças conta com um leque de professores cujas especialidades cobrem todo o espectro de Finanças: Finanças Corporativas (incluindo Finanças internacionais e governança corporativa), investimentos e precificação de ativos, Finanças comportamentais, banking, regulação e estabilidade financeira. Destaca-se ainda a priorização do impacto social, bem como o potencial de contribuição para inovação, da produção científica da Linha de Finanças da FGV/EAESP.

Trabalhos recentemente produzidos no âmbito da Linha

  • The impacts of fundraising periods and geographic distance on financing music production via crowdfunding in Brazil. Journal of Cultural Economics
  • Methods for Multicountry Studies of Corporate Governance (and Evidence from the BRIKT Countries), Journal of Econometrics
  • Asymmetric transmission of a bank liquidity shock, Journal of Financial Stability, forthcoming
  • Corporate Governance Institutions and Investment-Cash Flow Sensitivity: An International Perspective, Working Paper
  • How bank respond to Central Bank supervision: Evidence from Brazil, Journal of Financial Stability
  • Determinantes dos índices de rotatividade das carteiras dos fundos de investimento em ações de gestão ativa. Brazilian Business Review
  • Local complementary inputs as drivers of entry mode choices: The case of US investments in Brazil.

Projetos em andamento

  • Inovação Financeira para Gerenciamento de Risco de Catástrofes Naturais no Brasil
  • Restrições ao Crédito, Qualidade das Instituições e a Interdependência das Decisões Financeiras Corporativas
  • Relacionamento Bancário e Custo de Hedge
  • Which Aspects of Corporate Governance Matter in Emerging Markets: Evidence from Brazil, India, Korea, and Turkey
  • Financial Distress and Restructuring
  • Impactos da inflação sobre a gestão das empresas e os mecanismos para administrar seus efeitos
  • State Ownership and Firm Cross Border Investment  
Membros do Núcleo de Docentes Permanentes Atuais 
(clique no nome do professor para acessar o respectivo CV Lattes)
 

Livre Docente e Doutor em Administração (Finanças) pela FEA/USP, é Research Affiliate do University of Illinois Center for Economic and Financial Education, foi Visiting Professor of Corporate Finance na Marriott School of Management (Brigham Young University). Possui trabalhos publicados e premiações (nos meios acadêmico e empresarial) no Brasil e no exterior, com foco em mercado de capitais e finanças corporativas. É assessor técnico de Agências de Fomento e Amparo à Pesquisa, no Brasil e no exterior. É co-autor de livros, Editor Associado e Referee convidado de periódicos de impacto, como: Journal of Business Ethics, Journal of Happiness Studies, Journal of Economic Psychology, Journal of Cleaner Production, e Journal of Management and Governance. 

Rafael Schiozer é Bacharel em Administração de Empresas pela Universidade de São Paulo, mestre em Engenharia de Petróleo pela Universidade Estadual de Campinas e doutor em Administração de Empresas (Finanças) pela Fundação Getúlio Vargas – SP. Foi pesquisador visitante da Wharton School of Business (University of Pennsylvania) em 2013 e 2014 e da University of Illinois em 2009. Tem artigos publicados em periódicos nacionais e internacionais, além de e livro e capítulos escritos nas área de banking, estabilidade financeira e gestão de riscos. Atualmente é Professor Titular e coordenador acadêmico do Instituto de Finanças da Fundação Getulio Vargas – EAESP. Foi analista do Banco Central do Brasil de 2002 a 2012, passando pelas áreas de Operações Bancárias e Organização do Sistema Financeiro.

Hsia Hua Sheng é especialista em finanças internacionais. Suas pesquisas analisam i) Investimento Internacional; ii) Operação de Tesouraria; iii) Gestão de Riscos; Economista pela Universidade de São Paulo (FEA-USP), Doutor e Mestre em Administração com concentração em Finanças pela Fundação Getulio Vargas (FGV-EAESP) e Visiting Scholar em New York University (NYU). Ele já trabalhou na Deloitte, Citigroup, Credicard, VCP (Fibria), Banco Maxima, Fundo Tarpon, Luz Financeira e Maps Soluções. Atualmente, é professor de finanças na Fundação Getulio Vargas - EAESP e na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), coordenador do estudo de International Financial Management do Instituto de Finanças FGV. 

Doutor em Economia pela University of Illinois (1997), Mestre em Matemática pela University of Illinois (1995), Mestre em Economia pela Universidade de São Paulo (1991) e Bacharel em Economia pela Universidade de São Paulo (1986). Atualmente é Professor Adjunto da FGV-EAESP. Foi professor de Economia da FEA-USP (1997-2004). Atuou como Vice-Presidente e Diretor de publicação da Sociedade Brasileira de Finanças. Foi membro do Conselho de Supervisão da Bovespa Supervisão de Mercado. Tem experiência na área de Finanças Empresarias (corporate finance), atuando principalmente nos seguintes temas: venture capital e private equity, mercado de capitais e governança corporativa.

Professor Titular em Finanças da FGV/EAESP - Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas. Coordenador do Centro de Estudos em Finanças e do Núcleo de Finanças Comportamentais da EAESP FGV. Responsável pelos Guias de Fundos de Investimentos das Revistas Exame (desde 2000) e Você S/A (desde 2002), pelo Guia As 1000 Empresas de Valor (desde 2002) do jornal Valor Econômico, do MBI – Melhor Banco para Você Investir e do Anuário da Indústria de Fundos de Investimentos. Doutor em Finanças, com cursos na FGV, USP, HEC de Paris, Havard Business School e South Carolina University. Autor do Guia de Finanças da Folha e de diversos livros em Finanças Pessoais e Investimentos. Consultor na área de investimentos e mercados financeiros, dentre outras.

Engenheiro de aeronáutica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), mestre em engenharia de produção pela Universidade de São Paulo, mestre e doutor em engenharia-sistemas econômicos pela Universidade Stanford, nos Estados Unidos.  É professor titular da Escola de Administração de Empresas da Fundação Getúlio Vargas, coordenador de área de economia e administração da FAPESP,  foi presidente e vice-presidente e diretor financeiro da Sociedade Brasileira de Finanças. Tem experiência profissional como officer do IFC (Banco Mundial), como consultor de gestão empresarial na AT Kearney e como engenheiro na Promon. Pesquisa relacionados a governança corporativa, banking e finanças corporativas.

Ph.D em Administração pela McGill University (Montreal, Canadá), Mestre e Bacharel em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Porto Alegre, RS). Pesquisador associado da École des Hautes Études Commerciales de Montréal (HEC-Montreal). Professor visitante (Fulbright Scholar) da University of Illinois at Urbana-Champaign (Champaign, Estados Unidos, 2009). Publicações em periódicos tais como Journal of Corporate Finance, Journal of Management and Governance, European Business Review, Journal of International Financial Management, RAUSP, RAC, RC&F, RBFIN, entre outros. Interesses de pesquisa: Finanças Corporativas Internacionais e Governança Corporativa.

 
Visite também a página dos professores no site do GVPesquisa e conheça mais sobre suas produções.

Portal FGVENG

Escolas FGV

Acompanhe na rede