Administração, Análise e Tecnologia da Informação

A linha AATI desenvolve pesquisas relacionadas à gestão e impacto da disseminação e uso de tecnologias e sistemas de informação pelas organizações, na sociedade e pelos indivíduos. A linha também desenvolve pesquisas sobre sistemas complexos e modelos de análise de decisões. Por meio de uma vasta gama de estruturas de referência, teorias e abordagens metodológicas. As pesquisas desenvolvidas na linha investigam temas diversos relacionados aos processos históricos e à constante evolução das tecnologias de informação e comunicação e suas cadeias de valor, além de modelos de análise a elas associados. Os professores da linha AATI são envolvidos com pesquisas no âmbito local, nacional e internacional, contribuindo para a construção da identidade dessa área de conhecimento e de abordagens teóricas e aplicações práticas de suas atividades de investigação.

 
Saiba mais sobre essa Linha assistindo ao vídeo.

 

Caso não esteja visualizando o vídeo, clique aqui.

Membros do Núcleo de Docentes Permanentes Atuais

(clique no nome do professor para acessar o respectivo CV Lattes)
 
Prof. Fernando de Souza Meirelles (líder)
Professor Titular de Informática (TI) e fundador do Centro de Tecnologia de Informação Aplicada (GVcia  www.fgv.br/cia). Diretor Executivo e Diretor Geral da FGV-EAESP (1999-2007). Chefe do Departamento de Ensino e Pesquisa em Informática e Métodos Quantitativos por quatro mandatos. Academicamente, dedica-se aos cursos de pós-graduação e à orientação de pesquisas e teses. Suas principais áreas de interesse são: Administração de Recursos de Informática; Tecnologia de Informação Aplicada; Planejamento e Alinhamento Estratégico e Uso de Tecnologia na Educação. Estas áreas estão diretamente alinhadas com as disciplinas que ministra, com os projetos do Grupo de Pesquisa, e com suas atividades de orientação, pesquisas e publicações. Coordena um projeto que levanta anualmente a situação das principais empresas brasileiras, analisa os dados e elabora um panorama que mostra a “Evolução, Cenário Atual e Tendências do Uso dos TI nas Empresas”. Os resultados desse estudo, considerado uma referência da área, são amplamente publicados e divulgados desde 1988 (www.fgv.br/cia/pesquisa). É Engenheiro com pós graduação na Stanford University (MSc. in Engineering Management), GV (Doutorado), Harvard, MIT e University of Texas at Austin. Criou e coordenou, por cinco mandatos, a área de Administração da Informação (ADI) da ANPAD (Brazilian Academy of Management), o GVcia e o GVnet. Exerce há mais de 30 anos as atividades de professor, executivo e consultor. Membro da diretoria ou do conselho de diversas empresas, associações, organizações e do Conselho Editorial das principais publicações em Administração: Agroanalisys, BAR, GV Executivo, RAC, RAE, Revista LIDE e Universia Business Review.
 
Professor Titular de Tecnologia de Informação. Coordenador do Centro de Tecnologia de Informação Aplicada (GVcia) e do Programa de Excelência em Negócios na Era Digital (NED), Coordenador Linha de Pesquisa de Tecnologia de Informação do Mestrado Profissional da FGV-EAESP, cujos interesses de pesquisa coincidem sinergicamente com os temas da Linha de Pesquisa. Coordena e realiza as pesquisas de Comércio Eletrônico no Mercado Brasileiro, Tecnologia de Informação e Comunicação e a Educação, Valor Estratégico dos Projetos de Tecnologia de Informação, Modelos de Negócios na Era Digital, Benefícios de Tecnologia de Informação para os Negócios, Transformação Digital e Internet das Coisas. Seus principais temas de interesse são Dimensões do Uso de Tecnologia de Informação, Administração de Tecnologia de Informação, Uso Estratégico de Tecnologia de Informação, Negócios na Era Digital, Comércio Eletrônico, Educação, Gerenciamento de Projetos, Gastos e Investimentos em TI vinculados ao Desempenho Empresarial e Internet das Coisas, sendo também estes os temas principais de seus cursos e orientações de alunos, em especial na pós-graduação. Avaliador dos principais periódicos nacionais e internacionais na área de administração e Tecnologia de Informação, e consultor ad hoc das principais agências oficiais de fomento à pesquisa. Seus principais projetos são as pesquisas anuais; estudos e pesquisas nas áreas de novos modelos de negócios na era digital; avaliação estratégica de tecnologia de informação; uso de TI em benefício dos negócios e sua contribuição para o desempenho empresarial, transformação digital e Internet das Coisas.
 

Graduado em Engenharia Elétrica com ênfase em Eletrônica pela EESC-USP em 1983. Mestre (1994) e Doutor (2000) em Administração de Empresas pela FGV-EAESP. Visiting Scholar na University of Califórnia at Berkeley entre 1996 e 1998, e na HEC Montreal em 2007. Foi coordenador da divisão acadêmica ADI da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (ANPAD) entre 2005 e 2006 e dos subtemas; Tecnologia da Informação em Governo, Comunidades e Organizações Não-Governamentais; e atualmente é coordenador do tema; Aspectos Sociais, Culturais e Comportamentais dos Sistemas de Informação. É professor da FGV-EAESP e ex-editor-chefe da RAE - Revista de Administração de Empresas, da GVexecutivo e da GVcasos. Possui experiência na área de Administração, com ênfase em Sistemas de Informação e seu interesse de pesquisa está voltado para: tecnologia de informação e desenvolvimento, tecnologia bancária, tecnologia no setor público e no governo, comércio eletrônico e gestão de ambientes virtuais de negócio.

Possui graduação em Administração (1987) e Informática (1982) pela Universidade Federal do Paraná, mestrado em Administração de Empresas pela Fundação Getulio Vargas – FGV/EAESP (1994) e doutorado em Administração pela Universidade de São Paulo (2000). Foi coordenadora da divisão ADI da ANPAD. É professora da FGV-EAESP e foi professora da Pontifícia Universidade Católica do Paraná por 23 anos. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Organizações Públicas, atuando principalmente nos seguintes temas: governo eletrônico, informática pública, sociedade da informação, administração pública e gestão de tecnologia da informação.

Possui graduação em Ciências da Computação pelo Instituto de Informática (1995), graduação em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1995), mestrado em Administração - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1998) e doutorado em Administração - McGill University (2003). Atualmente é Professora titular na HEC Montreal e professora visitante da Fundação Getulio Vargas - EAESP. Seus interesses de pesquisas são voltados para os aspectos social, políticos e culturais do uso da tecnologia e outras implicações para o desenvolvimento social. Algumas palavras-chave de sua pesquisa são inovação social e inclusão social, desenvolvimento local e sustentável, mobilização e criatividade cidadã, e negociações no âmbito global-local. Publicou artigos sobre estes temas nos periódicos: Organization Studies, Journal of Management Studies, Information Technology and People, Journal of Information Technology, Journal of Strategic Information Systems, Information Systems Journal, RAE, BAR, entre outros.

Professor Adjunto de pesquisa operacional e teorias de decisão. Possui doutorado em Behaviour In Organisations pela Lancaster University (2004), cujo trabalho foi ampliado no seu livro Thinking Through Systems Thinking (2007), publicado pela editora Routledge na Inglaterra. É membro do Conselho Editorial do periódico Systems Research and Behavioral Science desde 2003, parecerista para periódicos internacionais como European Journal of Operational Research e Journal of the Operational Research Society, e membro da International Society for the Systems Sciences (USA), da Operational Research Society (UK), e das UK & North American Sartre Societies. Áreas principais de pesquisa incluem: Métodos de Estruturação de Problemas, Planejamento Sistêmico, Teoria de Grafos e suas Aplicações..
 

Professor Colaborador

Professor da área de Tecnologia da Informação e Métodos Quantitativos. Seus interesses de pesquisa envolvem a análise do uso da informação e da tecnologia pelas organizações, grupos e indivíduos, especialmente considerando os aspectos emergentes de socialização, comunicação, colaboração e digitalização. Sua abordagem metodológica preferencial consiste de variado espectro de técnicas quantitativas. É editor científico da RAE e avaliador dos Journals: JMIS, MISQ, JSIS, BAR, RAC, ICIS e do Academy of Management Meeting - AoM. É coordenador da área de ADI da ANPAD e membro da divisão OCIS - Organizational Communication and Information Systems da AoM. Atualmente suas principais pesquisas são: Análise do uso da Tecnologia e da Informação pelas organizações e indivíduos; Adoção e efetividade de sistemas de apoio à aprendizagem; Impactos, evolução e possibilidades da terceirização de Tecnologia e Sistemas de Informação; Sistemas de Informação aplicados à automação da cadeia de fornecedores; Inteligência Analítica nas organizações e Mapeamento dos antecedentes da decisão de adoção da computação em nuvem pelas organizações.

Várias pesquisas da linha AATI são desenvolvidas no GVcia (www.fgv.br/cia).

Visite também a página dos professores no site do GVPesquisa e conheça mais sobre suas produções.

300 Publicações Recentes da Linha AATI (2011/12 até 07/2017):

1

ACAR, N.; ALBERTIN, A.L. O novo Varejo Digital: Os multiplex cinematográficos em ambiente de Inovação Disruptiva, Uma Abordagem Sistêmica. In: CLAV 2013. São Paulo: CLAV, 2013

2

ALBERTIN, A.L. Comércio Eletrônico: da evolução para as novas oportunidades. GV Executivo, v. 11, p. 66-70, 2012

3

ALBERTIN, A.L.; ALBERTIN, R.M.M. (Org.). Projetos de Tecnologia de Informação: Como aumentar o valor que o uso de tecnologia de informação agrega às organizações. 1ª ed. Editora Atlas, 337pgs., 2016

4

ALBERTIN, A.L.; ALBERTIN, R.M.M. Avaliação de Educação com Base nas suas Dimensões e Componentes: uma análise da avaliação da CAPES. In: EnPQD, Brasília, 2013

5

ALBERTIN, A.L.; ALBERTIN, R.M.M. Avaliação de Educação com Base nas suas Dimensões e Componentes: uma análise da avaliação oficial da pós-graduação no Brasil. Business Management Review (BMR), v. 4, p. 400-413, 2014

6

ALBERTIN, A.L.; ALBERTIN, R.M.M. Dimensões do Uso de Tecnologia de Informação e o Gerenciamento de Projetos. In: L.A. Albertin; R.M.M. Albertin (Org.). Projetos de Tecnologia de Informação. Editora Atlas, p. 19-42, 2016

7

ALBERTIN, A.L.; ALBERTIN, R.M.M. Dimensões do Uso de Tecnologia de Informação: Um Instrumento de Diagnóstico e Análise. Revista de Administração Pública, v. 46, p. 125-151, 2012

8

ALBERTIN, A.L.; ALBERTIN, R.M.M. Education Evaluation based on its Dimensions and Components: An Analysis of Official Graduate Programs Evaluation in Brazil. Business and Management Review, 4:3, pp. 400-413, 12/2014

9

ALBERTIN, A.L.; ALBERTIN, R.M.M. Tecnologia de Informação e Desempenho Empresarial no Gerenciamento de Projetos. In: L.A. Albertin; R.M.M. Albertin. (Org.). Projetos de Tecnologia de Informação. Atlas, p. 43-66, 2016

10

ALBERTIN, A.L.; ALBERTIN, R.M.M. Tecnologia de Informação e Desempenho Empresarial: As Dimensões de seu Uso e sua Relação com os Benefícios de Negócio. 3. ed. São Paulo: Editora Atlas, 193 pgs., 2016

11

ALBERTIN, A.L.; ALBERTIN, R.M.M. Visão Geral sobre Projetos e Tecnologia de Informação. In: L.A. Albertin; R.M.M. Albertin (Org.). Projetos de Tecnologia de Informação. Editora Atlas, p. 121-136, 2016

12

ALBERTIN, A.L.; BRAUER, M.G. Resistência à Educação a Distância na Educação Corporativa. Revista de Administração Pública, v. 46, n.5, pp. 1367-1389, 2012

13

ALBUQUERQUE, J.P.; DINIZ, E.H.; CERNEV, A.K. Mobile payments: a scoping study of the literature and issues for future research. Information Development, v. 32, p. 527-553, 2014

14

ALBUQUERQUE, R.; BIBIANO, A.; REINEHR, S.; MALUCELLI, A.; CUNHA, M.A. Adoção de Melhoria de Processos de Software no Setor Público: Uma Perspectiva Social. Conf-IRM - AIS, 2013

15

ALMEIDA, R.; ALBERTIN, A.L. Rede Social Corporativa e seus impactos nos Processes e Modelos de Neg6cios. Rede latino-Americana e Caribenha de Pesquisa sobre Serviços. V Conferência REDLAS, São Paulo, 2016

16

ALVES, M.A.; POZZEBON, M. How to resist linguistic domination and promote knowledge diversity. RAE, v. 53, 2013

17

ANDRADE, M.T.; DINIZ, E.H. Articulação política na avaliação da inclusão financeira promovida pelo Banco Central do Brasil. Revista Eletrônica Organizações e Sociedade, v. 23, p. 150-171, 2016

18

ANDRADE, M.T.; DINIZ, E.H. Previsão de informações para a avaliar políticas públicas: o caso da inclusão financeira. RAC. Revista de Administração Contemporânea (Impresso), v. 19, p. 508-524, 2015

19

BAILEY, D.; DAILEY, S. L.; DINIZ, E.H.; LEONARDI, P.; NARDI, B. Socializing Remote Workers: Identification and Role Innovation at a Distance. In: 75th Annual Meeting of the Academy of Management, Canada, 2015

20

BAILEY, D.; DINIZ, E.H.; LEONARDI, P.; NARDI, B.; SHOLLER, D. Simple Technologies, Complex Social Problems: The Brazilian Correspondent Banking case. In: ESOCITE/4S Joint Meeting. Buenos Aires, Argentina, 2014

21

BARBOSA, A.F.; POZZEBON, M.; DINIZ, E.H. Rethinking e-government performance assessment from a citizen perspective. Public Administration, 2013

22

BARCELOS, R.R.; DINIZ, E.H. Money is lime: how a Brazilian organization has appropriated the time banking concept to nationally support a chain of local artists and cultural producers. Organizations Artifacts and Practices, Lisboa, 2016

23

BARIN CRUZ, L; POZZEBON, M. Managing Temporality: A Service-Learning Program In Brazil? In: 73rd Annual Meeting of the Academy of Management, Orlando, 2013

24

BARTH N. L.; MEIRELLES, F.S. Access to information: assessment of the use of automated interaction technologies in Call Centers. RAE - Revista de Administração de Empresas, FGV, v. 51, p. 27-42, 2011

25

BATTISTI, A.L.E.; CUNHA, M.A.; FONSECA, M.R. A e-Participação como ferramenta de transformação social - um estudo de caso. 11 ª Contecsi, USP, p. 1332-1344, 2014

26

BIROCHI, R.; PEERRALLY, J.A.; POZZEBON, M. The Recent History of Financial Inclusion in Autazes. GVcasos - Revista Brasileira de Casos de Ensino em Administração, v. 3, p. 1, 2013

27

BIROCHI, R.; POZZEBON, M. Improving financial inclusion: Towards a critical financial education framework. RAE - Revista de Administração de Empresas, v. 56, p. 266-287, 2016

28

BIROCHI, R.; POZZEBON, M. Theorizing in distance education: the critical quest for conceptual foundations. MERLOT Journal of Online Learning and Teaching, v. 7, p. 562-575, 2011

29

BITTENCOURT, M.; DIEGO, A.; BARIN-CRUZ, L.; POZZEBON, M.; POITRAS, J.E. Developing sustainable business models within BOP contexts: mobilizing native capability to cope with government programs. Journal of Cleaner Production, v. 129, p. 735-748, 2016

30

BRÓLIO, D.V.R.; MEIRELLES, F.S.; CUNHA, M.A. Fatores da adoção de um Portal Educacional. 13º Contecsi, 2016

31

BRUGNOLO, M.; MEIRELLES, F.S. Tecnologia da Informação e Comunicação em hospitais privados no Brasil: estudo do uso e do custo das TIC. XII Congresso Convibra Administração, 2015

32

BRUGNOLO, M.; MEIRELLES, F.S. Tecnologia da Informação e Comunicação em hospitais privados: estudo da integração. XII Congresso Convibra Administração, 2015

33

CANDATTEN, F.; CUNHA, M.A.; MACIEL, C.O.; SILVA, S.J.; SANTOS, R.C. Engagement of Information Technology Professionals with Their Work. In: AMCIS - 19th American Conference on Information Systems. AIS, 2013

34

CAPPELLOZZA, A.; SANCHEZ, O.P. Análise de decisões sobre uso de tecnologia: um estudo no setor de telefonia móvel fundamentado nos axiomas da economia comportamental. RAC, v. 15, p. 1078-1099, 2011

35

CASTILHO, M.A.; ALBERTIN, A.L. Educational Management Mediated by using Information Technology: A Case Study in a Brazilian University. In: 2nd Advanced Education Technology and Management Science, Hong Kong, 2014

36

CASTILHO, M.A.; ALBERTIN, A.L. Gestão Pedagógica mediada pelo uso de TI: um estudo de caso de uma universidade. Revista Eletrônica Gestão e Serviços, v. 6, p. 1119-1134, 2015

37

CHRISTOPOULOS, T.P.; STEINBEC, R.; BESTETI, M.L.T.; POZZEBON, M. Learning as Negotiation process: Institutionalizing changes through innovation and participative practices. In: EGOS, Montreal, 2013

38

COELHO, T.R.; CUNHA, M.A.; MEIRELLES, F.S. The client-consultant relationship in the ERP implementation in government: exploring the dynamic between power and knowledge. Information Polity Journal Special Issue, 2016

39

COELHO, T.R.; LAPOLLA, S.; CUNHA, M.A.; TEIXEIRA, M.A.C. Transparência Governamental nos Estados e Grandes Municípios Brasileiros: uma Dança dos Sete Véus incompleta? EnANPAD, Rio de Janeiro, 2015

40

COELHO, T.R.; CUNHA, M.A.; SILVA, T.A.B.; TEIXEIRA, M.A.C. Uncovering governmental transparency in federative states: diverse government spheres, heterogeneous outcomes. 49th Hawaii International Conference on System Sciences, USA, p. 2677-2686, 2016

41

COELHO, T.R.; CUNHA, M.A.; MEIRELLES, F.S. The client-consultant relationship in the implementation of ERP in government. 16th Annual International Conference on Digital Government Research, New York, p. 140-150, 2015

42

COELHO, T.R.; PRZEYBILOVICZ, E.; CUNHA, M.A.; ECHTERNACHT, T.H.S. Positioning Brazil in international eGov research: a proposal based on literature review. 49th Hawaii International Conference on System, p. 2677-2686, 2016

43

COELHO, T.R.; CUNHA, M.A.; POZZEBON, M. eParticipation and the policy cycle. 18th Annual International Conference- dg.o. New York, p. 368-376, 2017

44

COLLA, J.E.; CUNHA, M.A. Perspectivas da Sociedade da Informação na Pesquisa de Tecnologia de Informação do Setor Público: um estudo bibliométrico. AMCIS - American Conference Information Systems, USA: AISel, 2011

45

COSTA, P.H.S.; SANCHEZ, O.P.; GOES, P.B. A formação da confiança na decisão em compras online: Efeitos de um Sistema de Apoio a Decisão em um agregador de informação. In: XXXVIII EnANPAD, Rio de Janeiro, 2014

46

CRUZ, M.A.; SANCHEZ, O.P.; GOES, P.B. O controle do relacionamento por contratantes de terceirização de TI: Efeitos da Capacidade de Monitoramento, Poder de Negociação e Salvaguarda. In: XXXVIII EnANPAD, RJ, 2014

47

CRUZ, M.A.; SANCHEZ, O.P.; GOES, P.B. Sucesso em contratos de terceirização de TI: Efeitos da complexidade da atividade, governança relacional e estrutura de incentivos. In: XXXVIII EnAnpad, Rio de Janeiro, 2014

48

CUNHA, M.A.; COELHO, T.R.; POZZEBON, M. Internet e participação: o caso do orçamento participativo digital de Belo Horizonte. RAE - FGV, v. 54, p. 296-308, 2014

49

CUNHA, M.A.; COELHO, T.R.; POZZEBON, M. The Use of ICT in Public Decision-Making Participation.  ECIS - 21st European Conference on Information Systems. NY: AIS - Association for Information Systems, 2013

50

CUNHA, M.A.; DINIZ, E.H. Identidade brasileira e relevância internacional na pesquisa em IS brasileira - e possível? ISLA - The Information Systems in Latin America Conference, Curitiba, UTFPR, 2014

51

CUNHA, M.A.; MIRANDA, P.R.M. O Uso de TIC pelos Governos: uma proposta de agenda de pesquisa a partir da produção acadêmica e da prática nacional. Organizações & Sociedade, v. 20, p. 543-566, 2013

52

CUNHA, M.A.; PINTO, S.L. Entra em vigor a Lei de Acesso à Informação. GV Executivo, v. 11, p. 74-75, 2012

53

CUNHA, M.A.; TEIXEIRA, M.A.C.; COELHO, T.R.; SILVA, M.C.F.; LAPOLLA, S. Transparência governamental eletrônica para accountability. In: José A.G. Pinho, Artefatos digitais para mobilização da sociedade civil. UFBA, 2016

54

CUNHA, M.A.; DINIZ, E.H. Futebol e a pesquisa em Sistemas de Informação: afirmando a identidade brasileira. RESI - Revista Eletrônica de Sistemas de Informação, v. 13, p. 3-9, 2014

55

CUNHA, M.A.; PRZEYBILOVICZ, E.; MACAYA, J.; BURGOS, F. Smart Cities: Transformação digital de cidades. 1ª ed. São Paulo: Programa Gestão Pública e Cidadania - PGPC, 161 pgs., 2016

56

CUNHA; M.A.; COELHO, T.R.; PRZEYBILOVICZ, E. Get Into the Club: Positioning a Developing Country in the International eGov Research. The Electronic Journal on Information Systems in Developing Countries, v. 79, 2017

57

DALMAGRO, R.; POZZEBON, M.; BARIN CRUZ, L. Social business and service learning: lessons from innovative pedagogical experiences in Brazil and Senegal. In: EGOS, Embracing Paradoxes and Tensions, 2013

58

DINIZ, E.H. Correspondentes Bancários e os bancos comunitários de desenvolvimento. In: Joaquim Melo; Juliana de Oliveira Barros Braz. (Org.). Banco Palmas 15 anos: resistindo e inovando. A9 Editora, SP, v. 1, p. 75-82, 2013

59

DINIZ, E.H. Emerge uma nova tecnologia disruptiva. GV Executivo, v. 16, p. 47-50, 2017

60

DINIZ, E.H. Histórico, Motivações e Perspectivas para o e-Gov no Brasil. In: Maria Cristina P. Innocentini, et all (Org.). Governo na Web. Editora Alínea, São Paulo, v. 2, p. 35-51, 2015

61

DINIZ, E.H. Tecnologias de back-office: desafios no mundo interconectado. Administração Bancária: uma visão aplicada. Editora FGV, p. 177-200, 2014

62

DINIZ, E.H.; ALBUQUERQUE, J.P.; CERNEV, A.K. Mobile Money and Payment: a literature review based on academic and practitioner-oriented publications (2001-2011). In: SIG GlobDev Fourth Annual Workshop, China, 2011

63

DINIZ, E.H.; ALVES, M.A.; CERNEV, A.K.; NASCIMENTO, E. Digital social money implementation by grassroots organizations: Combining bottom-up and top-down strategies for social innovations. In: 30th EGOS, Rotterdam, 2014

64

DINIZ, E.H.; BAILEY, D.; DAILEY, S. L.; SHOLLER, D. Bridging the ICT4D Design-Actuality Gap: Human ATMs and the Provision of Financial Services for Humble People. In: Conf-IRM, Natal, RN, 2013

65

DINIZ, E.H.; BAILEY, D.; SHOLLER, D. Achieving ICT4D Project Success by Alterning Context, Not Technology. Information Technologies and International Development (Print), v. 10, p. 1-1, 2014

66

DINIZ, E.H.; BARBOSA, A.F.; CUNHA, M. A.; PINHO, J.A.G.; SANTOS, E.M. Política e Internet: perspectivas em debate. In: J.A.G. Pinho, Estado, sociedade e interações digitais: expectativas democráticas. EDUFBA, p. 159, 2012

67

DINIZ, E.H.; BIROCHI, R.; POZZEBON, M. Triggers and barriers to financial inclusion: The use of ICT-based branchless banking in an Amazon county. Electronic Commerce Research and Applications, v. 11, p. 484-494, 2012

68

DINIZ, E.H.; CERNEV, A.K.; ALBUQUERQUE, J.P. Mobile Platform for Financial Inclusion: the Case of an Unsuccessful Pilot Project In Brazil. In: SIG - Special Interest Group on ICT and Global Development, Milan, 2013

69

DINIZ, E.H.; CERNEV, A.K.; GONZALEZ, L.; ALBUQUERQUE, J.P. Mobile payments in Brazil: how to make it happen? The European Financial Review, v. 10, p. 56, 2013

70

DINIZ, E.H.; CORDOVA, R.; SANTOS, A. CineClube GV. GV Executivo, v. 12, p. 66, 2013

71

DINIZ, E.H.; FAVARETTO, J.E.R.; OLIVEIRA, H.P.G.; BROLIO, D.V R. inserção internacional do campo de administração da informação (ADI): analise da formação, publicação e participação em redes de pesquisa. In: XL EnANPAD, BA, 2016

72

DINIZ, E.H.; GONZALEZ, L. Can Credit Unions improve financial inclusion through correspondent banking. EGOS, Atenas, 2015

73

DINIZ, E.H.; GONZALEZ, L.; CORDOVA, R. Inclusão financeira e correspondentes bancários. GV Executivo,  2014

74

DINIZ, E.H.; GONZALEZ, L.; POZZEBON, M. The value of proximity finance? How traditional banking system can contribute to microfinance. Innovations - MIT Press Journals, v. 10, p. 125-137, 2015

75

DINIZ, E.H.; HECK, E.V.; KAMPERS, E. Integral typology of digital community currencies. In: IV Conferencia lnternacional de Monedas Sociales y Complementarias. Barcelona, 2017

76

DINIZ, E.H.; JAYO, M.; POZZEBON, M. ICT helping to scale up microfinance: the case of a successful bank-MFI partnership in Brazil. Journal of Global Information Management, v. 22, p. 1, 2014

77

DINIZ, E.H.; JAYO, M.; POZZEBON, M.; LAVOIE, F.; FOGUEL, F.H.S. ICT Helping to Scale up Microfinance. Journal of Global Information Management, v. 22, p. 34-50, 2014

78

DINIZ, E.H.; LUVIZAN, S.; HINO, M.C.; FERREIRA, P.C. Unveiling the Big Data adoption in banks: strategizing the implementation of a new technology. In: XIII Conference of the Italian Chapter of AIS, Verona, Italy,2016

79

DINIZ, E.H.; OLIVEIRA, L.C.P.; FALEIROS, S.M.; RIBEIRO, M.M. Fluxo de informações entre entes federados para a construção de políticas sociais. Série Pensando o Direito, v. 2, p. 93-174, 2014

80

DINIZ, E.H.; POZZEBON, M.; JAYO, M. The Role of ICT in Helping Parallel Paths Converge: Microcredit and Correspondent Banking in Brazil. Journal of Global Information Technology Management, v. 12, p. 80-103, 2014

81

DINIZ, E.H.; RIBEIRO, M.M. O conceito de esfera pública interconectada e o site web cidadania no Brasil. Gestão & Regionalidade, v. 29, p. 97, 2012

82

DINIZ, E.H.; RIBEIRO, M.M. Redesigning the relationship between government and civil society: an investigation of emerging models of networked democracy. In: Magda, D.H. et all (Org.). ICT- Critical Infrastructures and Society. Springer, p. 299-309, 2012

83

DINIZ, E.H.; SANTOS, A.; BETIOL, M.I. Novo desenvolvimentismo: um possível caminho para o Brasil. GV Executivo, v. 13, p. 9, 2014

84

DINIZ, E.H.; SANTOS, A.; MONACO, H. 10 anos de Internet Banking: Desvendando o Processo de Incorporação de Tecnologia em um Banco Brasileiro através de uma Abordagem Sociotécnica. Revista Ator-Rede, 2013

85

DINIZ, E.H.; SIQUEIRA, E. Moedas Sociais, Desafios Digitais: uma proposta de taxonomia. In: International conference on information resources management (CONF-IRM), Cape Town, 2016

86

DINIZ, E.H.; SIQUEIRA, E. Taxonomy for Understanding Digital Community Currencies: Digital Payment Platforms and Virtual Community Feelings. In: SIG Globdev 9th Annual Conference. Dublin, Ireland, v. 9. p.1-25, 2016

87

FAVARETTO, J.E.R.; MEIRELLES, F.S. Nolan´s Stage Level Measurement of Information and Communication Technology in Modern Organizations. SWDSI - Southwest Decision Sciences Institute, USA, 2015

88

FEITOSA, D. L.; ALBERTIN, A.L. Uma abordagem baseada em árvores de decisão para avaliação da coerência nos investimentos em TI. Revista Gestão & Tecnologia, v. 15, p. 245-271, 2015

89

FEITOSA, D. L.; YOSHIKUNI, A.C.; COSTA, L.; ALBERTIN, A.L. Um Estudo do Uso de Tecnologias de Informação no Processo de Ensino e Aprendizagem. Revista Portuguesa e Brasileira de Gestão, v. 13, 2014

90

FONSECA, C.E.C.; MEIRELLES, F.S.; DINIZ, E.H. Tecnologia Bancária no Brasil: uma história de conquista, uma visão de futuro. Ciab Febraban, editora FGV RAE, 2010; Febraban-RAE, 2011; HP, 2012

91

FONSECA, M.R.; PALHARES, F.M.; CUNHA, M.A. A visão baseada em recursos no desenvolvimento de vantagens competitivas de organização de TIC participante de arranjo produtivo local. 11 ª Contecsi, USP. p. 3839-3854, 2014

92

FONSECA, M.R.; CUNHA, M.A. Desenvolvimento de vantagem competitiva sob a ótica da visão baseada em recursos. Caderno Profissional de Administração da UNIMEP, v. 5, p. 94-111, 2015

93

FREITAS, W.A.; CUNHA, M.A. Só tecnologia não basta. GVcasos - Revista Brasileira de Casos, 2014

94

GATEAU, T.; GHADIRI, S.; MAILLOT, C.; POZZEBON, M. Entrepreneuriat social: le cas de l’équipe d’intervention théâtrale participative Mise au jeu. International Journal of Case Studies in Management, v. 13, p. 1-22, 2015

95

GEORGIOU, I. A blast at the past: an inquiry into Herbert Simon's arguments against the principles. Public Administration, 91:4, p. 1015-1034, 2013

96

GEORGIOU, I. Cognitive Mapping and Strategic Options Development and Analysis (SODA). In: James J. Cochran (Org.). Wiley Encyclopedia of Operations Research and Management Science. Wiley, v. 2, p. 679-688, 2011

97

GEORGIOU, I. Engineers as economists: a study in Gilded Age sensibilities. Management & Organizational History, 9:1, p. 69-91, 2014

98

GEORGIOU, I. Messing About in Transformations: Structured Systemic Planning for Systemic Solutions to Systemic Problems. European Journal of Operational Research, 223:2, p. 392-406, 2012

99

GEORGIOU, I. Network Development and Analysis with Pajek. IMQ-EAESP-FGV, 2012

100

GEORGIOU, I. Seeing the Forest for the Trees: An Atlas of the Politics-Administration Dichotomy. PAR - Public Administration Review, 74:2, p. 156-175, 2014

101

GEORGIOU, I. Truth on the Dolphin to Piraeus. Seattle, Washington: CreateSpace, 2012

102

GEORGIOU, I. Unravelling soft systems methodology. International Journal of Economics and Business Research, 9:4, p. 415-436, 2015

103

GEWALD, H.; WANG, X.; WEEGER, A.; SANCHEZ, 0. P.; GRANT, G.; PITTAYACHAWAN, S. Millennials Attitude towards IT Consumerization in the Workplace - A Generation of Cherry-Pickers? Communications of the ACM, 2017

104

GONZALEZ, L.; CERNEV, A.K.; DINIZ, E.H. O Desafio da Inclusão Financeira e a Promessa das Fintechs. In: Dodl, A.; Troster, R.L. (Org.). Sistema Financeiro Nacional: o que Fazer? Elsevier. p.157-168, 2016

105

GONZALEZ, L.; DINIZ, E.H. Microcrédito e Inovações nos Serviços Financeiros. In: Barki, Edgar; Izzo, Daniel; Torres, Haroldo; Aguiar, Lucina. (Org.). Negócios com Impacto Social no Brasil. Editora Peirópolis, SP, p. 188-210, 2013

106

GONZALEZ, L.; DINIZ, E.H.; POZZEBON, M. The Value of Proximity Finance: How the Traditional Banking System Can Contribute to Microfinance. Innovations: Technology, Governance, Globalization. v. 10, p. 131-142, 2015

107

GUIMARAES, L.; DINIZ, E.H. Análise do modelo de gestão de periódicos científicos da área de Administração. In: EnAnpad, 2013

108

GUIMARAES, L.; DINIZ, E.H. Análise do modelo de gestão de periódicos científicos da área de Administração. RAUSP, v. 49, p. 449-461, 2014

109

GUIMARAES, L.; DINIZ, E.H. Impacto e Meia-Vida de Periódicos Brasileiros da Área de Administração. EnEPQ, 2013

110

HECK, J.; GEORGIOU, I. Problem structuring Methods: Mapping the Literature, 1954-1989. Proceedings of the 21st Conference of the International Federation of Operational Research Societies, Canada, 2017

111

HENRIGUE, P.; MEIRELLES, F.S.; CUNHA, M.A. Vantagens e desvantagens do uso Prontuário Eletrônico do paciente como percebido por Clínicas e Consultórios Médicos. 13º CONTECSI, 2016

112

HINO, M.C.; MILAN, L.F.A., CUNHA, M.A.; MEIRELLES, F.S. The role of information and communication technology in the transformation of consolidated business model: A study of taxi cooperatives in Brazil. Conf-IRM, Canada, 2015

113

HINO, M.C.; CUNHA, M.A. A Tecnologia na Prática dos Escritórios de Advocacia no Brasil. In: AMCIS, 2013

114

HINO, M.C.; CUNHA, M.A. Technology in Practice in Brazilian Judiciary: The Process of Computerization. In: AMCIS - Twentieth Americas Conference on Information Systems. Savannah: AIS, 2014

115

INNARELLI, P.B.; SANCHEZ, O.P. A importância da Adequação Mútua entre o Sistema e as Tarefas no EaD: Uma análise com estudantes brasileiros. In: Conf-IRM, Natal, 2013

116

INNARELLI, P.B.; SANCHEZ, O.P. A Importância da Adequação Mútua entre o Sistema e as Tarefas no EAD: Uma Análise com Estudantes Brasileiros. Revista Organizações em Contexto (Online), v. 10, p. 31-47, 2014

117

JAYO, M.; DINIZ, E.H. Um Mapeamento Descritivo dos Modelos de Gestão de Redes de Correspondentes Bancários no Brasil. RAUSP, v. 48, p. 1-15, 2013

118

JAYO, M.; DINIZ, E.H; ZANBALDI, F.; CHRISTOPOULOS, T.P. Groups of services delivered by Brazilian branchless banking and respective network integration models. Electronic Commerce Research and Applications, v. 11, 2012

119

KLEIN, A.Z.; FREITAS, H.; CUNHA, M.A. A Capacidade Organizacional para a Mobilidade. In: A. Z. Klein; H. Freitas. (Org.). Mobilidade Empresarial. Atlas, p. 40-54, 2014

120

KLEIN, A.Z.; KARL, F.J.; CUNHA, M.A. A capacidade organizacional para a mobilidade e seus componentes. In: Anais do XXXVII EnANPAD. ANPAD, 2013

121

KOYASHIKI, M.L.M.; COELHO, T.R.; CUNHA, M.A. Ensino a distância em uma Universidade Corporativa: uma análise pela ótica da representação social. Conf-IRM, AIS, 2013

122

LAIA, M.M.; CUNHA, M. A. V. C. ; MAZZON, J.A.; NOGUEIRA, A. R. Electronic Government in Brazilian States: Context, ITC Management and Outcomes. RAE -FGV, v. 51, p. 43-57, 2011

123

LANZA, B.B.B.; QUANDT, C.; KUDLAWICZ-FRANCO, C.; CUNHA, M.A.; FERRARESI, A.A. Método para resgate histórico de projetos corporativos: a reconstrução do conhecimento. Congresso Ibero-Americano de Investigação Qualitativa, Salamanca, p. 316-325, 2017

124

LANZA, B.B.B.; CUNHA, M.A. History of the Project of a Mobile Government - A Brazilian Case. In: Electronic Government and Eletronic Participation. IFIP EGOC and ePart. Trauner Verlag University, p. 287-294, 2011

125

LANZA, B.B.B.; CUNHA, M.A. Relations among Actors in Governmental Projects. International Journal of E-Services and Mobile Applications, v. 5, p. 25-42, 2013

126

LANZA, B.B.B.; CUNHA, M.A. Relations Among Governmental Project Actors: The case of Paraná mGov. In: Conf-IRM International Conference on Information Resources Management Conference Proceedings. Viena, Áustria, 2012

127

LANZA, B.B.B.; CUNHA, M.A.; SCALET, D. A história do governo móvel do Estado do Paraná. In: Anais do XVII Congreso Internacional del CLAD sobre la Reforma del Estado y de la Administracion Pública, Cartagena, 2012

128

LARIEIRA, C.L.C.; ALBERTIN, A.L. Fatores Organizacionais em Gestão de Portfólio de Projetos: uma Proposta de Estrutura Conceitual à luz da Literatura. Revista de Gestão e Projetos, v. 4, p. 1-16, 2013

129

LARIEIRA, C.L.C.; ALBERTIN, A.L. Fatores Organizacionais no Nível da Firma que influenciam a gestão de portfólio de projetos. In: XXI Simpósio de Engenharia de Produção – SIMPEP, Bauru, 2014

130

LARIEIRA, C.L.C.; ALBERTIN, A.L. Fatores organizacionais que influenciam a gestão de portfólio de projetos. In: Simpósio de Engenharia de Produção - SIMPEP, Bauru, 2012

131

LARIEIRA, C.L.C.; ALBERTIN, A.L. Um Estudo sobre os Fatores Organizacionais que influenciam a Gestão de Portfólio de Projetos de Tecnologia de Informação e Comunicação. Revista REAd. v. 81, p. 515-547, 2015

132

LARIEIRA, C.L.C.; ALBERTIN, A.L. Uso das Boas Práticas de Gestão de Portfólio de Projetos em bancos brasileiros. In: 9º Congresso Brasileiro de Gerenciamento de Projetos, São Paulo, 2014

133

LARIEIRA, C.L.C.; ALBERTIN, A.L. Uso das Boas Práticas de Gestão de Portfólio de Projetos em bancos brasileiros. Mundo PM (Curitiba), v. 10, p. 74-79, 2014

134

LEAL, E.A.; ALBERTIN, A.L. Aplicação da Análise Fatorial Confirmatória na Adequação de Escala Multi-itens para Avaliar os Fatores Determinantes do uso de Inovação Tecnológica na Educação a Distância. In: VII ANPCONT, 2013

135

LEAL, E.A.; ALBERTIN, A.L. Construindo uma Escala Multi-itens para Avaliar os Fatores Determinantes do Uso de Inovação Tecnológica na Educação a Distância. RAI : Revista de Administração e Inovação, v. 12, p. 315-341, 2015

136

LEAL, E.A.; ALBERTIN, A.L. Determinants of the Use of Technological Innovation in Distance Learning: a Study with Business School Instructors. Turkish Online Journal of Distance Education - TOJDE, v. 16, p. 19-37, 2015

137

LEAL, E.A.; ALBERTIN, A.L. Fatores Determinantes do Uso de Inovação Tecnológica na Educação a Distância: um. In: EnANPAD, Rio de Janeiro, 2013

138

LEONARDI, P.; BAILEY, D.; DINIZ, E.H.; SHOLLER, D.; NARDI, B. Multiplex Appropriation in Complex Systems Implementation: The Case of Brazil's Correspondent Banking System. MIS Quarterly, v. 40, p. 461-473, 2016

139

LIMA, A.K.C.; MELO, F.C.C.; FERREIRA, J.S.C.; CUNHA, M.A. Usabilidade: Avaliação de uma Escala de Medição em Sistema de Matrícula On-Line em uma Universidade Pública. Revista Cesumar, v. 20, p. 57-76, 2015

140

LONGO, L.; MEIRELLES, F.S. Adoção de Plataforma Estratégica de Tecnologia de Informação e Comunicação: Análise Baseada do Modelo UTAUT. Revista FAE (17:1), p.110-125, 2014

141

LONGO, L.; MEIRELLES, F.S. Análise de Clusters do Setor Industrial Brasileiro a partir do Desempenho Econômico-Financeiro e Indicadores de Investimentos em Tecnologia de Informação. Simpoi, 2016

142

LONGO, L.; MEIRELLES, F.S. Análise de Clusters Industriais - Investimentos em Tecnologia de Informação (TI) e Desempenho Financeiro. Congresso da UFSC de Controladoria e Finanças, 2015

143

LONGO, L.; MEIRELLES, F.S. Evolution of Researches and Discussions about Evaluation of IT. Contecsi, 2012

144

LONGO, L.; MEIRELLES, F.S. Impacto dos Investimentos em Tecnologia de Informação no Desempenho Financeiro das Indústrias Brasileiras. Revista Eletrônica de Administração - REAd, 2016

145

LONGO, L.; MEIRELLES, F.S. Information Technology Investments and the Impact on the Economic and Financial Result of Industrial Sector. 12th Contecsi - International Conference on IS Management, 2015

146

LONGO, L.; MEIRELLES, F.S. O impacto da tecnologia nos resultados financeiros da indústria brasileira. Anuário do GVpesquisa 2016/17, p. 38-39, 6/2017

147

LONGO, L.; MEIRELLES, F.S. Retorno dos investimentos em Tecnologia de Informação (TI) no desempenho financeiro de indústrias brasileiras de grande porte. Simpoi, 2015

148

LONGO, L.; MEIRELLES, F.S.; MORAES, G.H.S.M. Uma análise abrangente dos custos indiretos da Tecnologia de Informação (TI). Simpoi, 2012

149

LUVIZAN, S.; DINIZ. E.H. Big Data e o Uso Secundário de Dados: Desafios para a Qualidade de Dados e a Inovação. In: EnANPAD, 2017

150

LUVIZAN, S.; DINIZ, E.H.; MEIRELLES, F.S. Big Data: Evolução das publicações e oportunidades de pesquisa. RESI - Revista Eletrônica de Sistemas de Informação, 2015

151

LUVIZAN, S.; DINIZ, E.H.; MEIRELLES, F.S. Big Data: Publication evolution and research opportunities. 11th Contecsi - International Conference on Information Systems and Technology Management, 2014

152

LUVIZAN, S.; ALBERTIN, A.L. Rastreamento de Veículos: Fatores de Adoção no Setor Logístico e Impactos no Desempenho. In: Contecsi, USP, São Paulo, 2015

153

MACHADO-DA-SILVA, F.N.; MEIRELLES, F.S. Influência da tecnologia interativa síncrona e da adaptação metodológica sobre a intenção de continuidade de uso da educação a distância. RELATEC Revista Latinoamericana de Tecnologia Educativa, 14:3, p. 49-62, 2015

154

MACHADO-DA-SILVA, F.N.; MEIRELLES, F.S. O que fideliza alunos de cursos online. Anuário de Pesquisa GVpesquisa, pp. 64-65, 6/2016

155

MACHADO-DA-SILVA, F.N.; MEIRELLES, F.S.; BRUGNOLO, M. Preceding factors of student satisfaction and use of virtual learning systems. The 16th Irish Academy of Management IAM Conference, 2013

156

MACHADO-DA-SILVA, F.N.; MEIRELLES, F.S.; FILENGA, D. Evasão Discente na Educação a Distância: O Papel das Tecnologias Interativas Síncronas. XXXIX EnANPAD, 2015

157

MACHADO-DA-SILVA, F.N.; MEIRELLES, F.S.; FILENGA, D.; BRUGNOLO, M. Student Satisfaction in Virtual Learning System: Considerations Based in Information and Service Quality from Brazil’s Experience. Turkish  Journal of Distance Education, p. 122-142, 2014

158

MALAQUIAS, R.F.; ALBERTIN, A.L. Por Que os Gestores Postergam Investimentos em Tecnologia da Informação? Um Estudo de Caso. RAC - Revista de Administração Contemporânea, v. 15, p. 1120-16, 2011

159

MANRICH, C.; DINIZ, E.H.; GUIMARAES, L. Jornais brasileiros e sua atuação na internet. RESI : Revista Eletrônica de Sistemas de Informação, v. 12, p. 1, 2013

160

MARTINS, A.L.; MEIRELLES, F.S. Role of IS in Brazilian SMEs: Management Perception and Impact on Results. 8th European Conference on IS Management and Evaluation - ECIME, Belgium, 2014

161

MEIRELLES, F.S. Aprenda a usar a nuvem para ter espaço livre no celular. TV Globo (Mais Você), 30/05/2017

162

MEIRELLES, F.S. Até o fim de 2017, Brasil terá um smartphone por habitante, diz FGV. TV Record (Fala Brasil II), 25/04/2017

163

MEIRELLES, F.S. Bancos investem mais em TI que demais setores. Revista América Economia - 250 Maiores Bancos da América Latina, ed. 5/2015

164

MEIRELLES, F.S. Brasil terá um smartphone por habitante até outubro, projeta FGV. Rádio CBN, 20/04/2017

165

MEIRELLES, F.S. Cenário e tendências no uso da tecnologia. Revista SAP Spectrum, v.6, p. 20-23, 8/2011

166

MEIRELLES, F.S. Computador para (quase) todos. Revista Ensino Superior, p. 4, 5/2011

167

MEIRELLES, F.S. Estudo da FGV: em outubro o Brasil terá 1 smartphone para cada habitante. Jornal da Band, 24/04/2017

168

MEIRELLES, F.S. Evolução do Uso da TI nos Bancos. In: Panorama do Setor Bancário e Visão de Futuro. Anuário Ciab-Febraban 2011, FGV-RAE, pp. 22 a 39, 2011

169

MEIRELLES, F.S. Evolução e tendências do uso das TIC pelas empresas no Brasil. In: TIC Empresas. Pesquisa do Comitê Gestor da Internet no Brasil – Cgi.br, www.cetic.br, p. 71-78, 2015

170

MEIRELLES, F.S. Indicadores em pesquisas sobre uso de TIC na gestão das empresas. In: Pesquisa TIC Empresas. Cgi.br - Comitê Gestor da Internet no Brasil, Cetic.br, p. 67 a 74, 2017

171

MEIRELLES, F.S. Informática: Novas Aplicações com Microcomputadores – Makron Books / McGraw-Hill / Pearson, São Paulo, 2ª edição, 1994 e 40ª reimpressão, 2014

172

MEIRELLES, F.S. Mesmo investindo menos, empresas no Brasil mantêm gastos com TI. Revista Exame, 6/2017

173

MEIRELLES, F.S. O mercado Brasileiro de TI. Anuário Informática Hoje, p. 6-21, 6/2016

174

MEIRELLES, F.S. O Raio-x das empresas. Revista PEGN, p. 64-72, 9/2011

175

MEIRELLES, F.S. O sucesso da Tecnologia Bancária Brasileira. Revista RAE-FGV, p. 107-108, 2/2011

176

MEIRELLES, F.S. Os bancos digitais estão tirando clientes dos bancões. TV Brasil - Cenário Econômico, 16/05/2017

177

MEIRELLES, F.S. Os celulares viraram o aparelho mais usado para acessar internet no Brasil. TV Globo (Bom Dia Brasil), 01/05/2017

178

MEIRELLES, F.S. Pesquisa Anual: Administração e Uso de TI nas Empresas. GVcia - Centro de Tecnologia de Informação Aplicada da FGV-EAESP, 28ª edição, www.fgv.br/cia/pesquisa, 2017

179

MEIRELLES, F.S. Pesquisa em Administração no Brasil Trajetórias e tendências em TI. Anuário de Pesquisa do GVpesquisa da EAESP-FGV, pp. 20-21, 2014

180

MEIRELLES, F.S. Pesquisa LIDE-FGV de Clima Empresarial. LIDE- Grupo de Líderes Empresariais, 2017

181

MEIRELLES, F.S. Pesquisa LIDE-FGV do Perfil do Lide Futuro. 2017

182

MEIRELLES, F.S. Research indicators on ICT use in enterprise management. In: ICT Enterprises Survey. Brazilian Internet Steering Committee, Cetic.br, p. 187 a 194, 2017

183

MEIRELLES, F.S. The evolution of and trends in ICT use in Brazilian enterprises. In: ICT Enterprises Survey. Brazilian Internet Steering Committee, Cetic.br, p. 193-200, 2015

184

MEIRELLES, F.S. TI nos Bancos é Essencial e Lucrativa. 250 Maiores Bancos da América Latina, América Economia, pp. 34-35, 10/2015

185

MEIRELLES, F.S. Transição do desktop para mobile é o grande desafio. Revista Propaganda&Marketing, p. 18, 2015

186

MEIRELLES, F.S. Uma bússola para os investimentos. GV Executivo - Especial de Tecnologia, 16:2, p. 36-41, FGV, 5/2017

187

MEIRELLES, F.S.; DINIZ. E.H. Visão de Futuro da Tecnologia Bancária Revisitada. Paper e Pesquisa HP / Intel / GVcia e FGV-RAE, 2012

188

MEIRELLES, F.S.; LEITE, J.C. Excel na prática. 1ª edição, Editora FGV, 212 pgs., 2014

189

MENOLLI, A.; MALUCELLI, A.; REINEHR, S.; CUNHA, M.A. Old Theories, New Technologies: Understanding Knowledge Sharing and Learning in Brazilian Software Development Companies. Information and Software Technology, v. 58, p. 289-303, 2015

190

METTENHEIN, K.E.V.; DINIZ, E.H.; GONZALEZ, L. New Perspectives on Banking and Agendas for Financial Inclusion. Journal of Management and Entrepreneurship, v. 7, p. 5-42, 2014

191

MILAN, L.F.A.; MEIRELLES, F.S.; CUNHA, M.A. Non-Investment in Information Systems: A Cognitive Dissonance Case Study. AMCIS - Americas Conference on Information Systems, AIS, Porto Rico, 2015

192

MIRANDA, P.R.M.; CUNHA, M.A. Infraestrutura de Tecnologia da Informação: a plataforma de uma cidade inteligente. In: TIC Governo eletrônico, Comitê Gestor da Internet no Brasil, Cetic.br, p. 65-70, 2014

193

MIRANDA, P.R.M.; CUNHA, M.A.; PUGAS FILHO, J.M. eparticipation in Smart Cities of Developing Countries: Research-Based Practical Recommendations. In: J.R. Gil-Garcia; T. Pardo; T. Nam (Org.). Smarter as the New Urban Agenda. Springer, p. 315-332, 2016

194

MORAES, G.H.S.M.; CAPPELLOZZA, A.; MEIRELLES, F.S. A tecnologia da informação e os movimentos sociais: um estudo do movimento Passe Livre. Revista Gestão & Regionalidade, 33:97, p. 137-153, 3/2017

195

MORAES, G.H.S.M.; MEIRELLES, F.S. #VEMPRARUA – A Tecnologia da Informação e as Manifestações Sociais: Um Estudo da Utilização das Redes Sociais para Participação nos Protestos. EnANPAD, 2014

196

MORAES, G.H.S.M.; MEIRELLES, F.S. Adoção de Governo Eletrônico no Brasil: A perspectiva do usuário do programa Nota Fiscal Paulista. XXXVIII Encontro da ANPAD, 2014

197

MORAES, G.H.S.M.; MEIRELLES, F.S. Governo Eletrônico no Estado de São Paulo: Um Estudo de Caso no Programa Nota Fiscal Paulista. XV SEMEAD – Seminários em Administração FEA/USP, São Paulo, 2012

198

MORAES, G.H.S.M.; MEIRELLES, F.S. O sucesso da Nota Fiscal Paulista. Anuário de Pesquisa GVPesquisa - Gestão de Informação, p. 82-83, 2013

199

MORAES, G.H.S.M.; MEIRELLES, F.S. The use of electronic government in the State of São Paulo by senior citizens. Revista Tecnologia e Sociedade, 13:29, 9/2017

200

MORAES, G.H.S.M.; MEIRELLES, F.S. User’s Perspective of Eletronic Government Adoption in Brazil. JOTMI - Journal of Technology Management & Innovation, 12:2, p. 1-10, 7/2017

201

MORAES, G.H.S.M.; MEIRELLES, F.S.; CAPPELLOZZA, A. Information Technology and e-government in Brazil: a single case study in the State of São Paulo. Revista Espacios, 37:5, pp. 25-40, 2/2016

202

MORAES, G.H.S.M.; MEIRELLES, F.S.; CAPPELLOZZA, A. Será o Fim do Papel? Os Avanços Tecnológicos e seus possíveis Impactos no Consumo de Papel. 7Th International Meeting of The IAM, ESAN-Peru, 2011

203

MORAES, G.H.S.M.; MEIRELLES, F.S.; CAPPELLOZZA, A. Será o Fim do Papel? Os Avanços Tecnológicos e seus possíveis Impactos no Consumo de Papel. InterNext – Revista Eletrônica de Negócios Internacionais da ESPM, 1890-4865, v.6 n.2, pp. 48-65, 1/2012

204

MORAES, H.R.0.C.; CUNHA, M.A.; TERLIZZI, M.A. IT indicators and organizational performance: a study of the retail sector in Brazil. International Conference on Information Resources Management  CONF-IRM, Santiago, 2017

205

MOREIRA, N.C.; DINIZ, E.H.; REIS, P.R.C. Impactos do programa bolsa família sobre os gastos com tecnologia. In: EnAnpad, 2013

206

NASCIMENTO, E.; DINIZ, E.H.; ROSA, C.F.; ALMEIDA, R.B. A Digitalização de Moedas Sociais e o Senso de Comunidade. In: II CGPOP - Congresso de Gestão e Políticas Públicas, Osasco, SP, v. 2, p. 1-20, 2016

207

NOBRE, L.H.N.; OLIVEIRA, A.M.; CUNHA, M.A.; SIQUEIRA, E.S. OS CROODS: a lente teórica da metáfora da hospitalidade. In: E.S. Siqueira. (Org.). Arte e Gestão: O cinema visto pelo olhar da Administração. UFERSA, 2016

208

NOVELI, M.; ALBERTIN, A.L. Aplicação da Teoria de Virtualização de Processos para o Estudo das Possibilidades de Utilização dos Mundos Virtuais. In: EnANPAD, 2012, Rio de Janeiro. EnANPAD 2012. Curitiba: ANPAD, 2012

209

NOVELI, M.; ALBERTIN, A.L. Por um conceito abrangente de Organização Virtual: um estudo sobre o viés instrumental. In: Anais do Simpósio de Pós-graduação e Pesquisa em Administração. Maringá: 2015

210

NOVELI, M.; ALBERTIN, A.L. Virtualização de Processo com o Uso de Mundos Virtuais. In: EnANPAD, 2013

211

OLIVEIRA, L.C.P.; FALEIROS, S.M.; DINIZ, E.H. Information Systems for Social Policies: an analysis of their results on federative coordination and public management. European Group for Public Administration. Edinburgh, 2013

212

OLIVEIRA, L.C.P.; FALEIROS, S.M.; DINIZ, E.H. Sistemas de Informação em políticas sociais descentralizadas: uma análise sobre coordenação federativa e práticas de gestão. Revista de Administração Pública, v. 49, p. 23-46, 2015

213

OLIVEIRA, L.C.P.; FALEIROS, S.M.; DINIZ, E.H.; RIBEIRO, M.M. Monitoramento de políticas públicas e sistemas de informação em políticas sociais no Brasil. In: Comitê Gestor de Internet no Brasil, Cetic.br, p. 31-38, 2014

214

OLIVEIRA, L.C.P.; DINIZ, E.H.; ALVES, M.A. Tecnologia da Informação e Comunicação como Instrumento Político: Um estudo sobre o acesso à internet dos povos indígenas. In: 20th AMCIS, EUA, 2014

215

OURIVES, M.; DINIZ, E.H.; RIBEIRO, M.M. Movimento Passe Livre e as manifestações de 2013. In: Maria Tereza Leme Fleury; et all (Org.). CapitaI humano, gestão pública e competitividade. Editora da FGV, p.50-60, 2016

216

PALHARES, F.M.; PALHARES, L.V.M.; PALHARES, A.; CUNHA, M.A.; BATTISTI, A.L.E. A influência dos stakeholders sobre as áreas de conhecimento do PMBok: o caso de uma indústria farmacêutica. 11 ª CONTECSI: USP, p. 2022-2037, 2014

217

PARDO, T.A.; PARYCEK, P.; JANSSEN, M.; ZHENG, I.E.; CUNHA, M.A. Building and Sustaining a Digital Government Research Center. IN: International Conference on Digital Government Research, NY, p. 607-609, 2017

218

PEDRA, A.; MAYER, R.; ALBERTIN, A.L. Role of Interactivity in Learning from Engineering Animations. Applied Cognitive Psychology, 2015

219

PEREIRA, G.V.; CUNHA, M.A.; LAMPOLTSHAMMER, T.J.; PARYCEK, P.;TESTA, M.G. Increasing collaboration and participation in smart city governance: a case analysis of smart city initiatives. Information Technology for Development, 2017

220

PEREIRA,G. V.; CUNHA, M.A.; DINIZ, E.H.; PARYCEK, P. Applying the Socio materiality approach towards data-driven decision making in a context of resilient management. ICIS Workshop one-Government, Dublin, AIS, 2016

221

POZZEBON, M. Structuration Theory. In: Eric H. Kessler. (Org.). Encyclopedia of Management Theory. 1ed.Thousand Oaks, CA 91320, USA: Sage, v. 1, p. 806-809, 2013

222

POZZEBON, M. Tecnologia social: A South American view of technology and society relationship. In: VAUJANY, F. et all (Org.). Materiality, Rules and Regulation, New trends in management and organization studies. UK, p. 33-51, 2015

223

POZZEBON, M.; CHRISTOPOULOS, T.P.; PEERRALLY, J.A.; SALDANHA, F.P. The Expansion of Community Banks in Brazil: Discovering Palmas Methodology. GVcasos - Revista Brasileira de Casos, 2014

224

POZZEBON, M.; DELGADO, N.A. Participatory Geographic Information Systems. In: Revue international de cas en gestion, Sierra Nevada, México, 2012

225

POZZEBON, M.; DINIZ, E.H. Theorizing ICT and society in the Brazilian context: a multilevel, pluralistic and remixable framework. BAR. Brazilian Administration Review, v. 9, p. 287-307, 2012

226

POZZEBON, M.; DINIZ, E.H.; REINHARDT, N. Creating a Brazilian School in International IS Research: Opportunities and Challenges. RAE, v. 51, p. 10-14, 2011

227

POZZEBON, M.; MACKRELL, D.; NIELSEN, S. Structuration bridging diffusion of innovations and gender relations theories: a case of paradigmatic pluralism in IS research. Information Systems Journal, v. 24, p. 229-248, 2014

228

POZZEBON, M.; MAILHOT, C. Citizens Engaged to Improve the Sustainability and Quality of Life of Their Cities: the Case of. Journal of Change Management, v. 12, p. 301-321, 2012

229

POZZEBON, M.; MAILLOT, C. Le mouvement Nossa São Paulo: les citoyens s'organisent pour se réapproprier l'espace social et politique. Revue international de cas en gestion, v. 11, 2013

230

POZZEBON, M.; MESQUITA, L.; SENNE, F. De olho nos indicadores da sua cidade: a Rede Nossa São Paulo e o empoderamento da sociedade civil. In: TIC Organizações Sem Fins Lucrativos. Cgi.br, Cetic.br, p. 29-40, 2015

231

POZZEBON, M.; PETRINI, M. Critérios para Condução e Avaliação de Pesquisas Qualitativas de Natureza Crítico-Interpretativa. In: TAKAHASHI, Adiana R.W. (Org.). Pesquisa Qualitativa em Administração: fundamentos, métodos e usos no Brasil. p. 51-72, 2013

232

POZZEBON, M.; PETRINI, M.; MELLO, R.B.; GARREAU, L. Unpacking researchers creativity and imagination in grounded theorizing: An exemplar from IS research. Information and Organization, v. 21, p. 177, 2011

233

POZZEBON, M.; PINSONNEAULT, A. The dynamics of client-consultant relationships: exploring the interplay of power and knowledge. Journal of Information Technology (Online), v. 27, p. 35-56, 2012

234

POZZEBON, M.; RODRIGUEZ, C.; PETRINI, M. Dialogical principles for qualitative research: a nonfoundational path. International Journal of Qualitative Methods, v. 13, p. 293-317, 2014

235

POZZEBON, M.; SALDANHA, F.P. Fiat Mio: the project that embraced open innovation and creative commons in the automotive industry.. International Journal of Case Studies in Management, v. 13, p. 1, 2015

236

POZZEBON, M.; TELLO ROZAS, S.; DELGADO, N.A. Use and consequences of participatory gis in a mexican municipality: applying a multilevel framework. RAE - Revista de Administração de Empresas, v. 55, p. 290-303, 2015

237

PRADO, E.P.V.; RAMALHO, N.C.L.; SOUZA, C.A.; CUNHA, M.A.; REINHARD, N. Iniciativas de governo eletrônico: análise das relações entre nível de governo e características dos projetos em casos de sucesso. Revista RESI, 2011

238

PRADO, O.; RIBEIRO, M.M.; DINIZ, E.H. Portais do governo na internet: mais transparência? In: Maria Tereza Leme Fleury; et all (Org.). CapitaI humano, gestão pública e competitividade. Editora da FGV, p. 50-60, 2016

239

PRADO, O.; RIBEIRO, M.M.; DINIZ, E.H. Governo eletrônico e transparência: olhar crítico sobre os portais do governo federal brasileiro. In: J.G. Pinho. (Org.). Estado, sociedade e interações digitais. EDUFBA, p. 13-40, 2012

240

PRZEYBILOVICZ, E.; COELHO, T.R.; CUNHA, M.A. The development of studies on Electronic Government in Brazil: A bibliometric and sociometric study. In: Conf-IRM. Ho Chi Minh City, 2014

241

PRZEYBILOVICZ, E.; CUNHA, M.A.; MACAVA, J.; ALBUQUERQUE, J.P. Investigating the echoes of new public management and electronic governance in smart city projects in Brazil. ICIS, Dublin, AIS, 2016

242

PRZEYBILOVICZ, E.; CUNHA, M.A.; PÓVOA, A. Budget Transparency for Monitoring Public Policies: Limits of Technology and Context. In: Maedche A; vom Brocke J.; Hevner A. (Org.). Lecture Notes in Computer Science. Springer, p.282-295, 2017

243

PRZEYBILOVICZ, E.; CUNHA, M.A.; QUANT, C. O Perfil dos Municípios Brasileiros em Relação ao Uso e à Infraestrutura de TIC: uma Análise dos Clusters. XXXVIII EnANPAD, 2014

244

PRZEYBILOVICZ, E.; CUNHA, M.A.; TOMOR, Z. Identifying Essential Organizational Characteristics for Smart Urban Governance. 18th Annual International Conference - dg.o. p. 415-425, New York, 2017

245

PRZEYBILOVICZ, E.; VIEIRA, W.; CUNHA, M.A. Profile of the municipalities of Paraná State, Brazil, concerning ICT infrastructure and use. 15th Annual International Conference on Digital Government Research, Aguas Calientes, 2014

246

PRZEYBILOVICZ, E.; CUNHA, M.A.; SILVA, W.V. Limits and Potential for eGov and Smart City in Local Government. International Journal of E-Planning Research, v. 4, p. 39-56, 2015

247

ROBERTO, S.S.; RABELO, M.H.; ALBERTIN, A.L.; RICARDO, I.P.; PONTES, C.C.R. Os Sistema integrados de Gestão - ERP e a Gestão de Tributos brasileiros: treinamento para a operacionalização do software. In: CLADEA, Lima, 2012

248

ROCHA, C.F.; CUNHA, M.A.; DUCLÓS, L.C.; VEIGA, C.P.; NEVES, N.A.F. The influence of strategic control systems on organization performance by the Resource Based View perspective. Journal of Applied Sciences Research, 2015

249

ROMANO, R.R.; ALBERTIN, A.L. The first intelligent store in Brazil. In: 2nd International Conference on Human Side of Service Engineering. Krakow, 2013

250

ROMANO, R.R.; ALBERTIN, A.L. The First Intelligent Store in Brazil. In: 5th International Conference on Applied Human Factors and Ergonomics, Krakow. AHFE, 2014

251

SALDANHA, F.P.; COHENDET, P.; POZZEBON, M. Challenging the Stage-Gate Model in Crowdsourcing: The Case of Fiat Mio in Brazil. Technology Innovation Management Review, v. 4, p. 28, 2014

252

SALDANHA, F.P.; POZZEBON, M.; COHENDET, P. Innovating by harnessing the crowd: the case of FIAT Mio. In: 3 conférence annuelle-AFMI, Association Francophone de Management International, 2013

253

SANCHEZ, L.H.A.; SANCHEZ, O.P. Análisis de la utilización del sistema Moodle de Educación a Distancia en Brasil. In: XVII CITEC Congreso Internacional de Tecnologías para la Educación y el Conocimiento, Madrid, 2012

254

SANCHEZ, L.H.A.; SANCHEZ, O.P. Efeitos dos tipos de tecnologias na atitude de alunos em relação à tecnologia no Ensino à Distância. In: 18º CIAED - Congresso Internacional de Educação a Distância, ABED, São Luis - MA, 2012

255

SANCHEZ, L.H.A.; SANCHEZ, O.P.; ALBERTIN, A.L. Gestão de recursos do EaD: Como adequar as tecnologias aos perfis de assimilação. RAE, v. 55, p. 511-526, 2015

256

SANCHEZ, O.P.; TERLIZZI, M.A.; MORAES, H.R.0. Factors of Successful Management of Information Systems Development Projects. In: ICIS - 11th International Research Workshop on IT Project Management, Dublin, 2016

257

SANCHEZ, O.P.; TOMASELLI, F.C.; BROWN, S. How to Engage Users through Gamification: The Prevalent Effects of Playing and Mastering over Competing. In: ICIS International Conference on Information Systems, Texas, 2015

258

SANCHEZ, O.P.; CAPPELLOZZA, A. Antecedentes da adoção da computação em nuvem: efeitos da infraestrutura, investimento e porte. RAC. Revista de Administração Contemporânea, v. 16, p. 646-663, 2012

259

SANCHEZ, O.P.; COSTA, P.H.S.; GOES, P.B. Shaping Customer Confidence in Online Purchasing Decision: The role of DSS Tools Supporting an Information Aggregator. In: 48th HICSS, Kauai, Hawaii, 2015

260

SANCHEZ, O.P.; CRUZ, M.A.; GOES, P.B. Success of IT Outsourcing contracts: Effects of the Complexity of the Activity, Relational Governance and Structure of Incentives. In: ICIS, Auckland, 2014

261

SANCHEZ, O.P.; CRUZ, M.A.; AGAPITO, P.R. Investigação sobre o Sucesso de Sistemas para Ensino a Distância no Brasil: Uma Abordagem com Partial Least Square. In: XXXVI EnANPAD, Rio de Janeiro, 2012

262

SANCHEZ, O.P.; INNARELLI, P.B. Desonestidade acadêmica, plágio e ética. GV Executivo, v. 11, p. 46-49, 2012

263

SANCHEZ, O.P.; MARTINS A.L.M. Percepção de valor nos anúncios de terceirização de infraestrutura de TI: um estudo de eventos com empresas brasileiras. Base São Leopoldo. Online, v. 10, p. 154-168, 2013

264

SANTAROSA, R.; MEIRELLES, F.S.; CUNHA, M.A. A Tecnologia da Informação a Serviço da Cultura: O Caso do Museu do Futebol do Brasil. AMCIS - Americas Conference on Information Systems, Porto Rico, 2015

265

SANTOS, C.K.S.; BRUNO JUNIOR, V.; LEAL, E. A.; ALBERTIN, A.L. Propensão dos Estudantes de Ciências Contábeis à Educação a Distância. Capital Científico, v. 11, p. 1-15, 2013

266

SHOLLER, D.; DINIZ, E.H.; BAILEY, D.; LEONARDI, P.; NARDI, B. Administrative, Cognitive, and Social Work in the Brazilian Correspondent Banking System. In: 75th Annual Meeting of the Academy of Management, Canada, 2015

267

SILVA, J.G.L.; MEIRELLES, F.S. O uso de bases de dados públicos por empresas em seus sistemas de Business Intelligence e seus benefícios para o negócio. In: Conf-IRM, 2017

268

SILVA, T.A.B.; CUNHA, M.A. Modelo de avaliação tridimensional das experiências eletrônicas de participação social: adaptando o Cubo da Democracia para o mundo digital. VII Congresso Internacional en Gobierno, Administracion e Polfticas Publicas, 2016

269

SIQUEIRA, E.; DINIZ, E. H.; POZZEBON, M.; GOMES, E. A digital community bank mapping negotiation mechanisms in its consolidation as an alternative to commercial banks. In: IV Conferencia Internacional de Monedas Sociales y Complementarias. Barcelona, 2017

270

SIQUEIRA, E.; DINIZ, E.H. Socialtech: proposição do conceito de Fintechs social. In: EnANPAD, 2017

271

SIQUEIRA, E.; SOUZA, C.A., BARBOSA, A.F.; SENEN, D.; MEIRELLES, F.S. Uso de um indicador de exclusão digital de empresas no contexto de políticas públicas no Brasil. In: Conf-IRM, 2017

272

SOUZA, A.C.A.A.; POZZEBON, M.; SILVA FILHO, J.C.L. ADEL: Jovens no semiárido cearense criando tecnologias sociais. GVcasos - Revista Brasileira de Casos de Ensino em Administração, v. 5, p. 1-22, 2015

273

SOUZA, M.; CUNHA, M.A. Socorro! Onde estão os relatórios? Revista GVcasos. v. 3, p. 1-20, 2013

274

SPELTA, A.G.; ALBERTIN, A.L. PMO nas áreas de TI: sua empresa tem contexto para criar um?  Mundo PM (Curitiba), v. 10, p. 64-69, 2014

275

SPELTA, A.G.; ALBERTIN, A.L. Project Management Offices in the IT Area: A Context Discriminant Model for their Establishment. Information Systems Management, v. 29, p. 40-54, 2012

276

TACCO, F.M.S.; INNARELLI, P.B.; SANCHEZ, O.P. Adoção de Sistemas de E-procurement: Potencialidades e Barreiras. In: XXXVII EnANPAD, Rio de Janeiro, 2013

277

TELLO-ROZAS, S.; POZZEBON, M.; MAILHOT, C. Uncovering Micro-Practices and Pathways of Engagement That Scale Up Social-Driven Collaborations: A Practice View of Power. Journal of Management Studies. Oxford, v. 52, p. 1064-1096, 2015

278

TEODORO, A.N.; PRZEYBILOVICZ, E.; CUNHA, M.A. Governança de tecnologia da informação: uma investigação sobre a representação do conceito. Revista de Administração (FEA-USP), v. 49, p. 307-321, 2014

279

TERLIZZI, M.A.; CUNHA, M.A.V.; MEIRELLES, F.S. Behavior of Brazilian Banks Employees on Facebook and the Cybersecurity Governance. Journal of Applied Security Research, 12:2, Routledge, p. 224-252, 4/2017

280

TERLIZZI, M.A.; MEIRELLES, F.S.; CUNHA, M.A. Cybersecurity Governance: an experiment with Brazilian banks' employees on Facebook. Academy of Management Annual Meeting (AOM), 2016

281

TERLIZZI, M.A.; MEIRELLES, F.S.; MORAES, H.R.O.C. Barriers to the use of an IT Project Management Methodology in a large financial institution. International Journal of Project Management - JPMA, Elsevier, 34:3, p. 467-47, 2016

282

TERUZZI, M.A.; ALBERTIN, A.L.; MORAES, H.R.0.C. IT benefits management in financial institutions: Practices and barriers. International Journal of Project Management. v.35, p.763-782, 2017

283

TERUZZI, M.A.; MORAES, H.R.0.C.; ALBERTIN, A.L.; TERUZZI, C.I.Y. Gestão de Benefícios em Projetos de TI. Mundo PM, Curitiba, v. 15, p. 10-15, 2017

284

VACHON, F.; POZZEBON, M.; LEVESQUE, G. Changes in IS Research: A Comparative Analysis. International Journal of Business, Humanities and Technology, v. 1, p. 184-198, 2011

285

VAN HECK, E.; POZZEBON, M. How to Design Online Models for Micro-lending in Developing Countries? Making sense to MYC4 in Africa? In: Conf-IRM, Natal, 2013

286

VERA, L.; RAUFFLET, E.; POZZEBON, M. Community-Building and Green Gold Certification: the Experience of Oro Verde, Colômbia. Greener Management International, v. 77, p. 97, 2012

287

VIALE-PEREIRA, G.; CUNHA, M.A.; DINIZ, E.H. Critical Questions in Public Sector IT: Outlining a Collaborative Research Agenda. In: Pre-lOS SIG eGov Workshop, Dublin, 2016

288

VIEIRA, C.S.; MEIRELLES, F.S. Computação em Nuvem: Análise bibliométrica da produção científica sobre os fatores que influenciam as empresas no seu uso. REGS-Revista Eletrônica Gestão e Serviços, 6:2, p. 1215, 2015

289

VIEIRA, C.S.; MEIRELLES, F.S.; CUNHA, M.A. Fatores que influenciam o indivíduo na utilização da Computação em Nuvem. Conf-IRM - International Conference on Information Resources, Canadá, 2015

290

VIROLLE, L.; POZZEBON, M.; GONZALEZ, L. Les incubateurs technologiques de coopératives: l’expérience des universités brésiliennes. Revue Internationale de l’Économie Sociale, v. 340, p. 110-125, 2016

291

WEEGER, A.; WANG, X.; GEWALD, H.; SANCHEZ, O.P.; RAISINGHANI, M. S.; GRANT, G. Determinants of Intention to Participate in Corporate BYOD Programs - The Case of Digital Natives. In: AOM, Vancouver, 2015

292

YOSHIKUNI, A.C.; ALBERTIN, A.L. Effeccts of IT-Enabled Dynamic capacity on Corporate Performance: Na empirical study using the Balanced Scorecard Model in economic turbulence. RAE - FGV, v. 57, p, 215-217, 2017

293

YOSHIKUNI, A.C.; ALBERTIN, A.L. Model analysis of the relationship between Strategic Organization Knowledge and the use of information systems in firm performance in Brazil. Chinese Business Review, v. 13, p. 301-319, 2014

294

YOSHIKUNI, A.C.; ALBERTIN, A.L. The effects of information technology to enable the firm dynamic capacity and Brazilian companies performance. In: SWDSI - Southwest Decision Sciences Institute Conference, Houston, 2015

295

YOSHIKUNI, A.C.; FAVARETTO, J.E.R.; ALBERTIN, A.L.; MEIRELLES, F.S. Exploration, Exploitation e Desempenho Organizacional: os efeitos da moderação do uso efetivo dos Sistemas de Informação no Processo de Planejamento Estratégico. 14º CONTECSI, 2017

296

YOSHIKUNI, A.C.; FAVARETTO, J.E.R.; ALBERTIN, A.L.; MEIRELLES, F.S. Os efeitos do Strategic Information Systems (SIS) na Inovação de Exploration e Exploitation: Um estudo empírico sobre a incerteza ambiental. In: EnAnpand, 2017

297

YOSHIKUNI, A.C.; MACHADO-DA-SILVA, F.N.; ALBERTIN, A.L. The impact of use of Information Systems and Competitive Strategy on Brazilian Companies Performance. In: Annual Decision Sciences Institute Conference, 2013

298

YOSHIKUNI, A.C.; MACHADO-DA-SILVA, F.N.; ALBERTIN, A.L.; MEIRELLES, F.S. Estratégia como mediadora da relação entre uso de SI e desempenho empresarial. REBRAE-Revista Brasileira de Estratégia, 7:2, p. 223-241, 2014

299

YOSHIKUNI, A.C.; MACHADO-DA-SILVA, F.N.; MEIRELLES, F.S.; ALBERTIN, A.L. Influência da estratégia e do uso de sistemas de informação no desempenho empresarial: uma análise nas indústrias Brasileiras. ALTEC Congresso de Gestão de Tecnologia, Portugal, 2013

300

YOSHIKUNI, A.C.; MEIRELLES, F.S.; MACHADO-DA-SILVA, F.N. The influence of the use of information system and strategic organizational knowledge on performance: an analysis in Brazilian companies. 16th Irish AOM, 2013