Administração, Análise e Tecnologia da Informação

A linha AATI desenvolve pesquisas relacionadas à gestão e impacto da disseminação e uso de sistemas de informação pelas organizações, na sociedade e pelos indivíduos. A linha também desenvolve pesquisas sobre  sistemas complexos e modelos de análise de decisões. Por meio de uma vasta gama de teorias e abordagens metodológicas, as pesquisas desenvolvidas na linha AATI investigam temas diversos relacionados aos processos históricos e à constante evolução das tecnologias de informação e comunicação e suas cadeias de valor, além de modelos de análise a elas associados. Os professores da linha AATI são envolvidos com pesquisas no âmbito local, nacional e internacional, contribuindo para a construção de abordagens teóricas e aplicações práticas de suas atividades de investigação.  

 
Saiba mais sobre essa Linha assistindo ao vídeo.
 

Caso não esteja visualizando o vídeo, clique aqui.

Membros do Núcleo de Docentes Permanentes Atuais

(clique no nome do professor para acessar o respectivo CV Lattes)
 
Prof. Fernando de Souza Meirelles (líder)
Professor Titular de Informática (TI) e fundador do Centro de Tecnologia de Informação Aplicada (GVcia). Diretor Executivo e Diretor Geral da FGV-EAESP (1999-2007). Academicamente, dedica-se exclusivamente aos cursos de pós-graduação e à orientação de pesquisas e teses. Suas principais áreas de interesse são: Administração de Recursos de Informática; Tecnologia de Informação Aplicada; Planejamento e Alinhamento Estratégico e Uso de Tecnologia na Educação. Estas áreas estão diretamente alinhadas com as disciplinas que ministra, com os projetos do Grupo de Pesquisa, e com suas atividades de orientação, pesquisas e publicações. Coordena um projeto que levanta anualmente a situação das principais empresas brasileiras, analisa os dados e elabora um panorama que mostra a “Evolução, Cenário Atual e Tendências do Uso dos Recursos de Informática no Brasil”. Os resultados desse estudo são amplamente publicados e divulgados desde 1988 (www.fgv.br/cia/pesquisa). Participou da criação e coordenou, por cinco mandatos, a área de Administração da Informação da ANPAD (Brazilian Academy of Management). Exerce há mais de 30 anos as atividades de professor, executivo e consultor. Membro da diretoria ou do conselho de diversas empresas, associações, organizações e do Conselho Editorial das principais publicações em Administração: Agroanalisys, BAR, GV Executivo, RAC, RAE, Revista LIDE e Universia Business Review.
 

Graduado em Engenharia Elétrica com ênfase em Eletrônica pela EESC-USP em 1983. Mestre e Doutor em Administração de Empresas pela FGV-SP em 1994 e 2000, respectivamente. Visiting Scholar na University of California at Berkeley entre 1996 e 1998, e também na HEC Montreal em 2007. Ex-coordenador da divisão acadêmica ADI da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração entre 2005 e 2006. No âmbito da divisão ADI da Anpad foi coordenador do tema "Tecnologia da Informação em Governo, Comunidades e Organizações Não-Governamentais" e atualmente é coordenador do tema "Aspectos Sociais, Culturais e Comportamentais dos Sistemas de Informação (SI)". É professor da FGV-EAESP e editor-chefe da RAE-revista de administração de empresas, da GV-executivo e da GVcasos. Possui experiência na área de Administração, com ênfase em Sistemas de Informação e seu interesse de pesquisa está voltado para: tecnologia de informação e desenvolvimento, tecnologia bancária, tecnologia no setor público e no governo, comércio eletrônico e gestão de ambientes virtuais de negócio. 

Professor Titular na área de Tecnologia de Informação. Coordenador do Centro de Tecnologia de Informação Aplicada (CIA) e do Programa de Excelência em Negócios na Era Digital (NED), Coordenador Acadêmico para Educação Executiva da FGV-EAESP, cujos interesses de pesquisa coincidem sinergicamente com os temas da Linha de Pesquisa. Coordena e realiza as pesquisas de Comércio Eletrônico no Mercado Brasileiro, Tecnologia de Informação e Comunicação e a Educação, Valor Estratégico dos Projetos de Tecnologia de Informação, Modelos de Negócios na Era Digital, e Benefícios de Tecnologia de Informação para os Negócios. Seus principais temas de interesse são Dimensões do Uso de Tecnologia de Informação, Administração de Tecnologia de Informação, Uso Estratégico de Tecnologia de Informação, Negócios na Era Digital, Comércio Eletrônico, Educação, Gerenciamento de Projetos e Gastos e Investimentos em Tecnologia de Informação vinculados ao Desempenho Empresarial, sendo também estes os temas principais de seus cursos e orientações de alunos, em especial na pós-graduação. Avaliador dos principais periódicos nacionais e internacionais na área de administração e Tecnologia de Informação, e consultor ad hoc das principais agências oficiais de fomento à pesquisa. Seus principais projetos são as pesquisas anuais (em especial a de Comércio Eletrônico no Mercado Brasileiro); estudos e pesquisas nas áreas de novos modelos de negócios na era digital; avaliação estratégica de tecnologia de informação; e uso de tecnologia de informação em benefício dos negócios e sua contribuição para o desempenho empresarial.
 
Professor Adjunto de pesquisa operacional e teorias de decisão. Possui doutorado em Behaviour In Organisations pela Lancaster University (2004), cujo trabalho foi ampliado no seu livro Thinking Through Systems Thinking (2007), publicado pela editora Routledge na Inglaterra. É membro do Conselho Editorial do periódico Systems Research and Behavioral Science desde 2003, parecerista para periódicos internacionais como European Journal of Operational Research e Journal of the Operational Research Society, e membro da International Society for the Systems Sciences (USA), da Operational Research Society (UK), e das UK & North American Sartre Societies. Áreas principais de pesquisa incluem: Métodos de Estruturação de Problemas, Planejamento Sistêmico, Teoria de Grafos e suas Aplicações.
 

Profa. Maria Alexandra Viegas Cortez da Cunha  
Possui graduação em Administracao (1987) e Informatica (1982) pela Universidade Federal do Paraná, mestrado em Administração de Empresas pela Fundação Getulio Vargas - SP (1994) e doutorado em Administração pela Universidade de São Paulo (2000). Foi coordenadora da divisão ADI da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração - ANPAD por 4 anos. É professora da Escola de Administração de Empresas de São Paulo e foi professora da Pontifícia Universidade Católica do Paraná por 23 anos. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Organizações Públicas, atuando principalmente nos seguintes temas: governo eletrônico, informática pública, sociedade da informação, administração pública e gestão de tecnologia da informação. Foi Bolsista Produtividade da Fundação Araucária, 2013-2014

Possui graduação em Ciências da Computação pelo Instituto de Informática (1995), graduação em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1995), mestrado em Administração - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1998) e doutorado em Administração - Mcgill University (2003). Atualmente é Professora titular na HEC Montreal e professora visitante da Fundação Getúlio Vargas - EAESP/SP. Seus interesses de pesquisas são voltados para os aspectos social, políticos e culturais do uso da tecnologia e outras implicações para o desenvolvimento social. Algumas palavras-chave de sua pesquisa são inovação social e inclusão social, desenvolvimento local e sustentável, mobilização e criatividade cidadã, e negociações no âmbito global-local. Marlei publicou artigos sobre estes temas nos periódicos: Organization Studies, Journal of Management Studies, Information Technology and People, Journal of Information Technology, Journal of Strategic Information Systems, Information Systems Journal, Revista de Administração de Empresas et Brazilian Administrative Review, entre outros.

Professor Colaborador

Professor da área de Tecnologia da Informação e Métodos Quantitativos. Seus interesses de pesquisa envolvem a análise do uso da informação e da tecnologia pelas organizações, grupos e indivíduos, especialmente considerando os aspectos emergentes de socialização, comunicação, colaboração e digitalização. Sua abordagem metodológica preferencial consiste de variado espectro de técnicas quantitativas. É editor científico da RAE e avaliador do Journal of Management Information Systems - JMIS, MIS Quarterly - MISQ, The Journal of Strategic Information Systems - JSIS, Brazilian Administration Review - BAR, Revista de Administração Contemporânea – RAC, International Congress on Information Systems - ICIS e do Academy of Management Meeting - AoM. É membro da divisão OCIS - Organizational Communication and Information Systems da AoM. Atualmente suas principais pesquisas são: Análise do uso da Tecnologia e da Informação pelas organizações e indivíduos; Adoção e efetividade de sistemas de apoio à aprendizagem; Impactos, evolução e possibilidades da terceirização de Tecnologia e Sistemas de Informação; Sistemas de Informação aplicados à automação da cadeia de fornecedores; Inteligência Analítica nas organizações e Mapeamento dos antecedentes da decisão de adoção da computação em nuvem pelas organizações.

Visite também a página dos professores no site do GVPesquisa e conheça mais sobre suas produções.

 

 

Portal FGVENG

Escolas FGV

Acompanhe na rede