Transformações do Estado e Políticas Públicas - TEPP

Análises sobre o Estado e suas transformações recentes, sobre o processo de formulação, implementação e avaliação de políticas públicas e sobre a emergência de novas formas de provisão e gestão de serviços públicos.

Saiba mais sobre essa Linha assistindo ao vídeo.

Caso não esteja visualizando o vídeo, clique aqui

Projetos em andamento

  • Democracia e Reforma do Estado: Brasil em Perspectiva Comparada;
  • Burocracia e Política não Presidencialismo Brasileiro;
  • Reforma do Estado e o Papel das Assembléias Legislativas;
  • Economia Política de Bancos Públicos;
  • Reformas da Educação;
  • Democratização e Gestão Pública;
  • Contratualização de Resultados no Setor Público;
  • Birds of Passage: Estratégias de Nomeação para os Cargos em Comissão;
  • Burocracia e Redes Sociais;
  • Gestão Pública dos Deslocamentos Populacionais e Multiculturalismo;
  • Regulação, Consumo e Cidadania;
  • Constitucionalismo, Processos Governamentais e Produção de Políticas Públicas;
  • Análise Comparativa de Instituições Públicas Regulatórias;

Eletivas da Linha de Pesquisa

  • Burocracia: História e Conceitos
  • Teorias Democráticas Contemporâneas
  • Reforma do Estado em Perspectiva Comparada
  • Gestão Pública no Brasil: Políticas e Desafios das Ultimas Décadas
  • Desafios Político-Institucionais da Regulação no Brasil

Membros do Núcleo de Docentes Permanentes Atuais

 Prof. Fernando Luiz Abrucio     
Doutor em Ciência Política pela Universidade de São Paulo (USP). Especialidades: Administração Pública, Reforma do Estado, Federalismo e Descentralização, Instituições Políticas Brasileiras e Política Comparada. Prêmio Moinho Santista de Melhor Jovem Cientista Político Brasileiro (2001) e Prêmio Anpad de melhor trabalho na área de Administração Pública em 1998 e 2003.
 
Prof. Kurt Eberhart Von Mettenheim (líder)     
Ph.D. in Ciência Política - COLUMBIA UNIVERSITY. Especialidades: Economia Política, Gestão de Bancos Públicos, Teoria Política, Instituições Políticas e Formas de Governo, Comportamento Eleitoral Partidos Políticos.
 
Prof. José Antonio Puppim de Oliveira 

Professor pesquisador da Fundação Getulio Vargas (FGV/EAESP e FGV/EBAPE). Também é professor do Instituto COPPEAD de Administração da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e da Universidade Fudan (China) e é pesquisador associado do MIT Joint Programo n Science and Polity for Global Change e da Universidade das Nações Unidas (UNU-IIGH). Foi Diretor Assistente e Pesquisador Sênior do Instituto de Estudos Avançados sobre Sustentabilidade da Universidade das Nações Unidas (UNU-IAS) no Japão (2009-2015). Tem mais de 20 anos de experiência em universidades, empresas, think-tanks, e órgãos governamentais e internacionais em pesquisa, ensino, treinamento e gestão acadêmica.

Prof. Lauro Emilio Gonzalez Farias      

Professor visitante na Columbia University (2014 e 2015) e na Université Paris-Dauphine ( 2013). Professor do Departamento de Finanças da EAESP-FGV e coordenador do Centro de Estudos em Microfinanças da FGV. Pós-doutor na Université Paris-Dauphine em 2012. Doutor em economia pela Fundação Getulio Vargas -SP (2007). Foi Fellow do Microfinance Management Institute (2005) e pesquisador visitante na Universidade de Columbia em 2004

Prof. Luiz Carlos Bresser Gonçalves Pereira     
Doutor em Ciências Econômicas - FAC. ECONOMIA, ADMINISTR. E CONT. DA USP. Livre-Docente - FAC. ECONOMIA, ADMINISTR. E CONT. DA USP. Especialidades: Economia Política. Novo desenvolvimentismo. Políticas de Estabilização e Metodologia Científica e Econômica. 

Profa. Maria Rita Garcia Loureiro      

Doutora em Sociologia pela USP. Livre-Docente, FEA-USP. Pós Doutorado na École des Hautes Études em Sciences Sociales, Paris e pela New York University, Especialidades: Política e Burocracia; Elites Políticas e Administração Pública; Controles Democráticos da Administração Pública. Prêmio ANPAD de melhor trabalho na área de Administração Pública em 1998 e 2003.

Profa. Regina Silvia Viotto M. Pacheco      
Doutora pela UNIVERSITÉ DE PARIS XII. Áreas de Interesse: Reforma do Estado; gestão como campo de política pública; Contratualização de resultados no setor público; dirigentes públicos.

Colaborador
 
Profa. Cibele Franzese      
Graduou-se em Direito pela Universidade de São Paulo, é mestre e doutora em Administração Pública e Governo pela Fundação Getúlio Vargas SP, com estágio de pesquisa no Centro de Estudos de Federalismo da Universidade de Kent, Inglaterra. Atualmente é Secretária-Adjunta de Planejamento e Desenvolvimento Regional do Governo do Estado de São Paulo e professora da Escola de Administração de Empresas da Fundação Getulio Vargas/SP onde ministra cursos na Graduação e no Mestrado Profissional em Gestão de Políticas Públicas, nas áreas de Gestão Pública, Instituições políticas, Políticas Públicas, Planejamento e Gestão.