Linha de Pesquisa: Política e Economia do Setor Público - PESP

Objetivo Geral

A Linha de Pesquisa "Política e Economia do Setor Público" aborda problemas relativos à política institucional, bem como a relação entre política e economia. Uma de nossas preocupações principais é compreender os efeitos desta relação e das instituições sobre políticas públicas nos três níveis de governo (União, Estados e Municípios). Em geral, as pesquisas visam revelar a influência exercida pelas instituições (num sentido amplo) sobre as disputas políticas e as decisões de políticas públicas. A escala de análise varia muito, assim como as instituições estudadas, porém a questão original permanece. Por exemplo, é bem diferente estudar a relação entre os sistemas partidários dos estados e suas decisões de alocação orçamentária, por um lado, ou a relação entre o sistema tributário dos estados e o bem-estar da federação, por outro. Entretanto, em ambos os casos, alguma instituição influencia as decisões sobre políticas públicas.

Consoante com esta perspectiva, as disciplinas eletivas de linha de pesquisa de Política e Economia do Setor Público se dividem entre a formação substantiva e a formação metodológica.
O primeiro grupo é composto de três disciplinas: duas de formação básica ("Introdução à Economia Política" e "Tópicos de Política Comparada") e uma disciplina mais avançada, que atualiza as pesquisas conduzidas pelos membros da linha de pesquisa "Fronteiras da Pesquisa em Política e Economia do Setor Público".
A linha acolhe também trabalhos qualitativos que busquem inovação teórica, mas o grupo de disciplinas de formação metodológica tem um viés quantitativo, na medida em que esta é a lacuna mais importante na formação dos alunos.

Este grupo é composto por uma disciplina de formação básica ("Introdução aos Métodos Quantitativos") e uma de formação complementar ("Métodos Quantitativos II: Microeconometria das Políticas Públicas").

Saiba mais sobre essa Linha assistindo ao vídeo.

Caso não esteja visualizando o vídeo, clique aqui.

Pesquisas

Para saber sobre as pesquisas realizadas por professores e alunos da linha,clique aqui.

Membros da Linha de Pesquisa

  • do Núcleo de Docentes Permanentes:
Prof. Ciro Biderman (Líder)         

Doutor em Economia pela FGV-EAESP. Pós-doutor pelo Massachussets Institute of Technology (MIT-USA). Especialidades: Economia Regional, Economia Urbana, Impactos Sócio-Econômicos de Políticas Públicas, Análise de Intervenção Urbana e Políticas Públicas Locais.

Prof. Claudio Gonçalves Couto     

Doutor em Ciência Política pela FFLCH-USP, pós-doutorado em Ciência Política na Universidade de Columbia (EUA). Tem experiência na área de Ciência Política, com ênfase em Conflitos e Coalizões Políticas, atuando principalmente nos seguintes temas: constitucionalismo e democracia, política brasileira, instituições políticas, política organizacional, processo de governo e partidos políticos.

Prof. George Avelino Filho       

Ph.D Political Science, Stanford University. Especialidades: Política Comparada, Internacionalização Econômica, Instituições Políticas e Políticas Públicas, Partidos e Eleições, Gasto Público, Conjuntura Política, Política Local.

Prof. Nelson Marconi         

Doutor em economia pela EAESP-FGV, com doutorado sanduiche no MIT. Professor da EESP-FGV e da pós-graduação em administração pública da EAESP. Suas áreas de pesquisa são macroeconomia do desenvolvimento, teoria e estratégias de desenvolvimento econômico e mercado de trabalho e gestão de recursos humanos, ambos orientados ao setor público.