Gestão Socioambiental e da Saúde

Objetivo da Linha
Realizar atividades de pesquisa, ensino e publicação em dois eixos temáticos que traduzem a liderança da FGV-EAESP no cenário acadêmico nacional e internacional: Gestão do Meio Ambiente e Sustentabilidade; Administração e Planejamento em Saúde.

Prof. Dr. José Carlos Barbieri e Prof. Dr. Renato Orsato trabalham no eixo temático: Gestão do Meio Ambiente e Sustentabilidade

Está voltado ao estudo e pesquisa de temas relativos à inclusão das preocupações com o meio ambiente e questões sócioambientais em todas as instâncias decisórias da organização, das estratégicas às operacionais, como parte do processo de construção de uma sociedade socialmente justa e de acordo com os conceitos e propostas do desenvolvimento sustentável. Será analisado o contexto do desenvolvimento sustentável e das inovações em todos os campos organizacionais. As áreas desse eixo temático são, entre outras, as seguintes: arranjos produtivos sustentáveis; auto-regulamentação ambiental; avaliação de ciclo de vida de produtos; avaliação de impactos ambientais; comércio exterior e meio ambiente; marcas e consumo sustentável; desenvolvimento sustentável local; ecoturismo; educação ambiental em cursos de administração; estratégia empresarial e meio ambiente; localização industrial e zoneamento ambiental; ecologia e simbiose industrial, logística reversa; normalização ambiental; políticas públicas ambientais; tecnologias e produção mais limpas; sistemas de gestão ambiental; rotulagem ambiental; comércio exterior e responsabilidade socioambiental; marcas e consumo sustentável.

 

Profª Dra. Ana Maria Malik e Prof. Dr. Álvaro Escrivão Junior trabalham no eixo temático: Administração e Planejamento em Saúde

O Eixo se dedica a produção científica, ensino e publicações de gestão e planejamento em saúde, vinculando os campos de conhecimento da Administração e da Saúde. Três áreas são contempladas neste Eixo. Uma diz respeito ao Financiamento e à Gestão de Sistemas e Serviços de Saúde (administração hospitalar e de sistemas de saúde; novos modelos de gestão e organização em saúde; inserção dos diferentes serviços, no SUS - sistema único de saúde - e no sistema suplementar; estratégias utilizadas pelos hospitais públicos e seus modelos organizacionais e governança; hospitais privados e suas novas estratégias de sobrevivência ). A segunda área estuda Informações em Saúde e Epidemiologia Gerencial, considerando o uso de indicadores e informações para administrar hospitais e outros serviços de saúde, assim como para a gestão de sistemas públicos ou privados de saúde, buscando auxiliar os gestores a identificar problemas, definir prioridades, garantir a qualidade dos resultados e orientar a alocação dos recursos. A linha de pesquisa utiliza o termo "Epidemiologia Gerencial", acompanhando a designação existente na bibliografia internacional, para sinalizar a delimitação de seus estudos em métodos, indicadores e informações úteis para determinar as prioridades na alocação dos recursos de saúde e avaliar a efetividade / qualidade da atenção à saúde e nas formas de integrar a informação clínico-epidemiológica no planejamento e na avaliação de serviços de saúde e na avaliação do desempenho dos sistemas de saúde. A terceira se refere a Avaliação e Qualidade em Saúde, tendo em vista o aprimoramento das as atividades de gestão e de assistência realizadas nos serviços e sistemas de saúde. A linha vem se dedicando ao assunto pelo menos desde 1993, gerando publicações, dissertações e teses de pós graduação e projetos de pesquisa de iniciação científica.
 

 Saiba mais sobre essa Linha assistindo ao vídeo.

Caso não esteja visualizando o vídeo,  clique aqui
 
Membros do Núcleo de Docentes Permanentes Atuais
(clique no nome do professor para acessar o respectivo CV Lattes)
 
Prof. Jose Carlos Barbieri (líder)
Estuda, nesta linha de pesquisa, fatores de desenvolvimento sustentável e seu impacto no meio ambiente. Áreas específicas: modelo de gestão ambiental empresarial, nova ética relacionada ao meio ambiente, avaliação de impacto do ecoturismo em unidades de conservação.
 
Dirige especial atenção às áreas de avaliação e qualidade em serviços de saúde; modelos de assistência à saúde e planejamento estratégico em hospitais.
  
Dedica-se a pesquisa na área de estratégias de sustentabilidade, buscando respostas para a questão: “quando vale a pena ser verde?”. Outros interesses de pesquisa incluem: ecologia industrial, reputação socioambiental, cadeias de valor compartilhado e inovação de valor sustentável.
 

Professor Colaborador

Seus temas de interesse são: indicadores e avaliação em saúde, modelos e sistemas de saúde, sistemas de informação nos hospitais, epidemiologia.

 

Visite também a página dos professores no site do GVPesquisa e conheça mais sobre suas produções.

 

 

 

 

 

 

Portal FGVENG

Ensino

Acompanhe na rede