Mestrado em Administração Pública e Governo (CMAPG)

Objetivo: O curso de Mestrado Acadêmico em Administração Pública e Governo (CMAPG) tem como objetivo formar administradores públicos em nível de Pós-Graduação altamente qualificados, voltados à análise do Estado e da gestão pública. A meta do programa é capacitar academicamente profissionais e pesquisadores para avaliar e formular políticas públicas no contexto atual, podendo atuar tanto na esfera estatal (nos três níveis de governo e de Poder), como no campo não-governamental (terceiro setor, organismos internacionais, fundações empresariais e universidades).

Público-alvo: Destina-se aos graduados em Gestão e Políticas Públicas, Ciências Sociais, Administração, Economia, Relações Internacionais e áreas afins, com interesse em se aprofundar no conhecimento sobre o Estado, Gestão Pública, Organizações não-governamentais com impacto sobre decisões públicas e Políticas Públicas.

Título concedido: Mestre em Administração Pública e Governo

Egresso: Profissional habilitado a avaliar e refletir criticamente os temas contemporâneos da Administração Pública e do Governo, em todas as suas esferas e na sua articulação com a sociedade. Poderá atuar em assessorias governamentais, de organismos internacionais e de órgãos não-governamentais que tenham impacto sobre decisões públicas. Também terá condições de participar de projetos de pesquisa e iniciar a carreira em Instituições de Ensino Superior. Ademais, poderá atuar como profissional da burocracia pública ou construir uma carreira política.

Linhas de Pesquisa: Atualmente, o curso está organizado em 03 linhas de pesquisa. O aluno desenvolverá sua dissertação relacionada a uma das linhas de pesquisa, devendo escolhê-la na inscrição para o processo seletivo e utilizá-la como base principal de conhecimento no desenvolvimento de seu trabalho.

Duração do curso: A duração mínima dos Cursos de Mestrado Acadêmico é de 12 meses e a duração máxima é de 30 meses.

Carga horária: Os alunos de Mestrado Acadêmico devem obter, no mínimo, 30 créditos obedecendo à seguinte estrutura:
 

Tabela 1

ESTRUTURA CURRICULAR DO CMAPG
- Disciplinas obrigatórias de 3 créditos cada
- Disciplinas eletivas de 2 créditos cada
- Seminários de Pesquisa:  1,5 créditos (7 encontros)
- Seminário Geral: sem créditos (7 encontros)
 
1 crédito = 15 horas/aula

OBRIGATÓRIAS: 15 créditos

em Formação Metodológica:
- Metodologia Científica: 3 créditos

em Formação em Administração Pública e Governo:
- Teoria Política: 3 créditos
- Economia: 3 créditos
- Gestão e Organizações Públicas: 3 créditos
- Políticas Públicas: 3 créditos

ELETIVAS:  8 créditos

 - em Formação Específica da Linha de Pesquisa (LP): 6 créditos
- em Formação Metodológica: 2 créditos

SEMINÁRIO DE PESQUISA DA LP: 3 créditos (2 semestres)

SEMINÁRIO GERAL: sem créditos, mas com presença obrigatória (2 semestres)

DISSERTAÇÃO: 4 créditos

TOTAL: 30 créditos
Durante o processo seletivo para ingresso no Programa, a banca de seleção poderá indicar a obrigatoriedade de créditos complementares.

Acesso: Existe a possibilidade de acesso acelerado ao doutorado, dependendo do desempenho e prova de publicação, avaliado por banca.

Portal FGVENG

Escolas FGV

Acompanhe na rede